Covão d'Ametade - Serra da Estrela

GRZ - Grande Rota do Zêzere

Preparado para descobrir um dos rios mais surpreendestes e selvagens de Portugal, embrenhando-se por algumas das mais belas paisagens fluviais? Escolha a sua modalidade, prepare o equipamento e siga as instruções que aqui lhe deixamos.

O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto e uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A criação da GR33 GRZ- Grande Rota do Zêzere promove um contacto próximo com todo este património natural.

Os 370 Km de extensão da GRZ unem importantes marcas nacionais: Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo. O percurso é multimodal, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua ou por troços. As 13 Estações Intermodais existentes ao longo do percurso permitem a fácil transição de uma modalidade para outra.

A GRZ percorre uma variedade de cenários, onde é possível apreciar a riqueza da fauna e flora da região, bem como a paisagem humanizada que se foi estabelecendo ao longo das suas margens. Natureza e cultura humana mesclam-se em matizes surpreendentes ao longo do trajeto, revelando um dos segredos mais bem escondidos de Portugal.

A rota divide-se em nove unidades coerentes, que refletem as características do rio e da sua envolvente. Cada uma destas unidades agrega várias etapas, entendidas como o percurso entre dois painéis informativos.

1. O SELVAGEM INÍCIO | 30,1 Km
2. IRRIGANDO A COVA DA BEIRA | 55,7 km
3. TERRA MINEIRA | 21,9 km
4. MEANDROS | 23,1 km
5. SOB O SIGNO DO CABRIL | 62 km
6. SÓ TU E O RIO | 22,9 km
7. O REGRESSO DA SERENIDADE | 28,4 km
8. BRAÇOS DO RIO | 71,4 km
9. A CAMINHO DO TEJO | 54,7 km

Existem percursos complementares, como os Caminhos do Xisto (pequenas rotas), e derivações que nos levam a pontos de interesse próximos, como as Aldeias do Xisto, as praias fluviais, as albufeiras e barragens, entre muitos outros.

Coleção pública
Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Coleção criada por
Aldeias do Xisto
atualizado em: 01.09.2021
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 

Apresentação
rota recomendada Dificuldade moderado aberto
Distância 22,9 km
Duração 6:15 h
Desnível acumulado positivo 443 m
Desnível acumulado negativo 671 m

Só Tu e o Rio é o nome do 6.º setor da Grande Rota do Zêzere. Com um total de 22,9km, decorre entre Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã, e Bouçã, ...

2
por Aldeias do Xisto,   Aldeias do Xisto
rota recomendada Dificuldade moderado
Distância 11,7 km
Duração 3:00 h
Desnível acumulado positivo 250 m
Desnível acumulado negativo 405 m

 Com partida em Manteigas, estre troço da GRZ continua na margem direita do Zêzere, num caminho em balcão, entre faias e carvalhos, rodeado de ...

por Aldeias do Xisto,   Aldeias do Xisto
rota recomendada Dificuldade difícil aberto
Distância 71 km
Duração 20:00 h
Desnível acumulado positivo 1 934 m
Desnível acumulado negativo 1 946 m

O 8.º e penúltimo setor da GRZ tem, no total 71,4km. Liga a Área de Descanso do Vale Serrão, concelho de Ferreira do Zêzere, ao Penedo Furado, ...

1
por Aldeias do Xisto,   Aldeias do Xisto
Caminhada de grande rota · Portugal
GR33 - Grande Rota do Zêzere - Pedestre [TOTAL]
rota recomendada Dificuldade
Distância 369,2 km
Duração 111:49 h
Desnível acumulado positivo 10 630 m
Desnível acumulado negativo 12 134 m

A GRZ foi projetada para poder ser intermodal, havendo 13 estações durante percurso. Passa por 13 concelhos e une Serra da Estrela, Aldeias do ...

por Aldeias do Xisto,   Aldeias do Xisto