Passeio de BTT na Grande Rota do Zêzere (GRZ)
Imagine-se a pedalar através de toda a diversidade natural do Centro de Portugal, através da Grande Rota do Zêzere, desde “O Selvagem início” passando por outras 7 unidades de paisagem (“Irrigando a Cova da Beira; Terra Mineira; Meandros; Sob o Signo do Cabril; Só Tu e o Rio; O Regresso da Serenidade; Braços do Rio”) até irmos “A Caminho do Tejo”Num desafiante mas recompensador percurso esta será uma viagem inesquecível.
Pick-up no aeroporto de Lisboa ou Porto e transfer para Manteigas (opcional).
Briefing virtual (pode ser realizado antecipadamente).
Venha descobrir o “Coração da Serra da Estrela”. Manteigas é o local perfeito para iniciar esta viagem, imersa no final do vale glaciar que caracteriza o início do Rio Zêzere, surpreende em qualquer estação do ano. Esta pequena vila, povoada desde o tempo dos “Mouros”, é conhecida pelos seus fantásticos produtos artesanais como o queijo da Serra ou o burel.
Dormida em Manteigas.
Dia 2 - BTT Etapa 1: Covão d'Ametade - Covilhã (50 km)
Começando no Covão d'Ametade, junto da nascente do Zêzere, a etapa leva-o a percorrer todo o vale glaciar até manteigas continuando por soutos e carvalhais ao longo do rio. Entramos de seguida no reino da fruta, a Cova da beira, onde por entre pomares chegaremos à Covilhã.
Esta cidade, hoje muito influenciada pela sua universidade mas anteriormente conhecida como a “Manchester Portuguesa” pela sua indústria dos lanifícios, possui um passado cheio de história sempre ligada à sua localização na porta da serra e ao seu passado pastoril.
Dormida na Covilhã.
Dia 3 - BTT Etapa 2: Covilhã - Janeiro de Cima (59 km)
Nesta etapa irá se manter perto do rio enquanto ele muda de perfil, saindo da Cova da Beira, atravessando a “Terra Mineira” onde se destacam as escombreiras das minas da panasqueira e entrando nos meandros do Zêzere. Rapidamente chega ao destino deste dia, a Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, onde as construções em xisto e pedra rolada nos surpreendem pelo seu engenho e estética.
Recomendamos que na passagem pela Aldeia do Xisto da Barroca aproveite para a visitar e em particular o museu e loja existente na sede das Aldeias do Xisto que aqui se localiza.
Dormida em Janeiro de Cima.
Dia 4 - BTT Etapa 3: Janeiro de Cima - Vilar Cimeiro (55 km)
De saída de Janeiro de Cima rapidamente chegamos à sua “irmã”, Janeiro de Baixo onde a praia fluvial convida desde logo a uma paragem. Já profundamente embrenhados nos “Meandros do Zêzere” esta etapa percorre algumas das melhores paisagens desta Rota, passando por várias aldeias do Xisto que merecem uma paragem. Destacam-se as portas do Zêzere (sítio geológico reconhecido pela UNESCO e inserido no Geopark Naturtejo) antes de se iniciar a zona de influência da albufeira do cabril e chegarmos ao nosso destino.
Dormida em Vilar Cimeiro.
Dia 5 - BTT Etapa 4: Vilar Cimeiro - Dornes (60 km)
Nesta etapa, Atravessada a ponte Filipina, iremos percorrer todo o sector “só tu e o Rio”, usufruindo de serenas paisagens ao longo da albufeira da Bouçã. Ainda antes passamos na Aldeia do Xisto de Pedrógão pequeno, um local de paragem obrigatória. Continuamos sempre com o Rio por perto enquanto entramos na influência da albufeira de Castelo de Bode e chegamos a Dones o final desta etapa. Conhecida como a mítica terra dos templários Dornes é uma bela aldeia localizada numa península do Rio conferindo-lhe uma posição privilegiada na defesa de tão importante via de comunicação. É de destacar a torre pentagonal no topo da vila assinalando a sua estratégica importância.
Dormida em Dornes.
Dia 6 - BTT Etapa 5: Dornes - Penedo Furado / Matagosa (75 km)
Continuando por terras onde a presença ancestral dos Romanos se manifesta, onde extraíam ouro e construíram os primeiros edifícios. Esta etapa percorre caminhos florestais que nos proporcionam maravilhosas vistas sobre o espelho de água da Albufeira de Castelo de Bode, encontrará diversos moinhos e ainda as conhecidas pontes de Palhais. Aproveite para provar as tigeladas e o Achigã ao almoço e não deixe de conhecer a cestaria desta região.
Dormida em Matagosa.
Dia 7 - BTT Etapa 6: Matagosa - Constância (51 km)
Nesta última etapa atravessará um maciço rochoso cujas características únicas formam uma paisagem que é um autêntico paraíso, oferecendo-nos uma sucessão de pequenas cascatas, junto do conhecido “Penedo Furado”.
Já a caminho da foz do zêzere, aprecie os campos agrícolas e pomares, mas antes de chegar ao final desta etapa, recomendamos a visita ao Centro de Ciência Viva de Constância.
Dormida em Constância.
Dia 08 - Regresso
Transfer privado de Constância para Lisboa ou Porto (opcional)
Fim dos serviços.
Conteúdo relacionado
Com uma extensão de 30 km, o Selvagem Início é o primeiro dos nove setores que compõem a GRZ. Liga o Covão d'Ametade à Área de Descanso de Valhelas.
Com uma extensão de 55,7 km, o segundo dos nove setores que constituem a GRZ intitula-se Irrigando a Cova da Beira. Liga a Área de Descanso de ...
Com cerca de 22 km, Terra Mineira é o terceiro setor da GRZ. Com início na Área de Descanso do Barco, no concelho da Covilhã, termina em Dornelas ...
Serviços
7 noites nos alojamento seleccionado com pequeno almoço incluídoBriefing virtual
Transfere de Manteigas para o Covão d'Ametade no dia 2
Mapas e percursos (usando a app "Ride with GPS" no seu telefone)
Linha de apoio 24 horas
Seguro de acidentes pessoais
Coordenadas
Portugal A2Z Walking & Biking
2415-524 Leiria
- 3 Conteúdo relacionado
Com uma extensão de 30 km, o Selvagem Início é o primeiro dos nove setores que compõem a GRZ. Liga o Covão d'Ametade à Área de Descanso de Valhelas.
Com uma extensão de 55,7 km, o segundo dos nove setores que constituem a GRZ intitula-se Irrigando a Cova da Beira. Liga a Área de Descanso de ...
Com cerca de 22 km, Terra Mineira é o terceiro setor da GRZ. Com início na Área de Descanso do Barco, no concelho da Covilhã, termina em Dornelas ...
- 3 Conteúdo relacionado
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Fotos da Comunidade