Centro Cyclin' Portugal - Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital: P4 – Vermelho
Conselho do autor
Aproveite a visita para subir ao Colcurinho e deslumbre-se com as paisagens que fazem de Aldeia das Dez a “aldeia miradouro”. Conheça a Ponte das Três Entradas, única no país. Atente ao património romano da região. No adro da Capela dos Ferreiros, admire a maior tília do país. Planeie toda a sua estadia em Book in Xisto.
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
- Planeie antecipadamente o seu passeio
- Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados nos caminhos públicos sinalizados
- Respeite a sinalização específica de condicionamento de utilização dos trilhos por razões ambientais ou de manutenção
- Aconselhável uso de GPS
Contactos Úteis
- SOS Emergência: 112
- SOS Floresta: 117
- Câmara Municipal de Oliveira do Hospital: (+351) 238 605 250
- Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
No concelho de Oliveira do Hospital, pode visitar Aldeia das Dez, cujas paisagens lhe valeram a denominação de “aldeia miradouro”. Construída predominantemente em granito, esta Aldeia do Xisto detém um património construído impressionante, com destaque para a Igreja Matriz, onde a talha dourada denuncia a presença dos muitos entalhadores e douradores que ali residiram. A Casa do “S” é um local que merece também uma visita.
O Monte do Colcurinho é um dos principais pontos de interesse da região. É um local privilegiado e de rara beleza que advém do vastíssimo horizonte que se estende da Estrela ao Caramulo e do Montemuro ao Açor. É, provavelmente, um dos locais de onde melhor e com mais encanto se pode assistir ao nascer e ao pôr-do-sol. No alto do monte está a capela da Nossa Senhora das Necessidades, que faz parte integrante do Santuário de Nossa Senhora das Preces.
Aproveite para visitar as Ruínas Romanas de Bobadela, um dos mais importantes e bem preservados conjuntos arquitetónicos de valor histórico-arqueológico do “período romano” em Portugal, classificado de Monumento Nacional.
Gastronomia: Chanfana, peixes do rio, tigelada, coscorões, cavacas, cabra assada, torresmos, aguardente de medronho, migas, pão de ló, arroz doce.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade