Centro Cyclin'Portugal de Ferraria de S. João (P2 - Azul)
Conselho do autor
Estabeleça contacto com a vida rural da Aldeia do Xisto de Ferraria de São João e não deixe de visitar os currais comunitários e o sobreiral.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto.
Tipos de caminhos
Informação de segurança
- Planeie antecipadamente o seu passeio
- Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados nos caminhos públicos sinalizados
- Respeite a sinalização específica de condicionamento de utilização dos trilhos por razões ambientais ou de manutenção
- Utilização limitada dos trilhos de setembro a outubro devido à época da Brama dos Veados
Contactos Úteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal de Penela: (+351) 239 560 120
Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
A paisagem natural em redor da Aldeia do Xisto de Ferraria de São João é bastante diversificada. Na serra ainda densamente povoada por espécies da flora original - de que são exemplo castanheiros e sobreiros - e por eucaliptos, contrapõem-se os afloramentos quartzíticos com as manchas de vegetação arbustiva, que conferem à paisagem um aspeto agreste que a torna peculiar. Mesmo ao lado da aldeia, podemos encontrar um espaço singular onde se convive com um imponente e maravilhoso sobreiral secular.
A fauna é igualmente diversificada. Abundam diversas espécies de répteis, mamíferos e aves. Destacam-se os veados, os corços, os esquilos, o coelho, a lebre, o javali e a raposa. A riqueza do património natural da região e a sua localização em altitude, em plena Serra, faz da Ferraria de São João um local excecional para a observação das diversas espécies.
As estruturas urbanas existentes na aldeia são um exemplo da sua vivência eminentemente rural, predominando a agricultura e a pastorícia de subsistência. Ao nível do edificado regista-se uma forte presença da arquitetura popular, onde sobressai a utilização de materiais locais na construção, tais como a madeira, os xistos, os calcários e os quartzitos. A maior parte das casas reflete este toque de ruralidade, com dois pisos, sendo o do rés-do-chão para arrumos e currais e o andar de cima para habitação. Se os currais são integralmente em pedra à vista, o piso superior é maioritariamente rebocado e pintado, devido a uma maior exigência de conforto na área habitacional. Estas características conferem a Ferraria de São João um ambiente único.
Gastronomia: queijo do Rabaçal, mel, vinho, noz.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade