Bicicleta de Montanha rota recomendada

Centro Cyclin'Portugal Serra da Gardunha (P1 - Verde)

Bicicleta de Montanha · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Centro de BTT da Gardunha
    Centro de BTT da Gardunha
    Foto: Agnelo Quelhas, Aldeias do Xisto
m 480 460 440 420 400 380 12 10 8 6 4 2 km
Um percurso acessível que percorre os campos agrícolas que abundam nas planícies da Cova da Beira sobranceiros à Serra da Gardunha.
fácil
Distância 13,5 km
1:30 h
165 m
165 m
488 m
408 m
Tem início e fim na Aldeia de Joanes, a sensivelmente 1,5 km do Parque de Campismo do Fundão, existindo em ambas as localizações estacionamento. Desenvolve-se por caminhos de fácil circulação e essencialmente planos, percorrendo os campos agrícolas que abundam nas planícies da Cova da Beira sobranceiros à Gardunha.

Conselho do autor

Aprecie as paisagens proporcionadas pela Serra da Gardunha que envolvem o percurso. Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 19.05.2021
Dificuldade
fácil
Esforço
Experiência global
Ponto mais alto
488 m
Ponto mais baixo
408 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

- Planeie antecipadamente o seu passeio

- Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados nos caminhos públicos sinalizados

- Respeite a utilização dos trilhos por razões ambientais ou de manutenção

 

Contactos Úteis:

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

Câmara Municipal do Fundão: (+351) 275 779 060

Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

A Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha abrange uma área de 10.547 hectares. Na sua envolvência existe um conjunto de áreas protegidas, nomeadamente a Paisagem Protegida da Serra do Açor, o Parque Natural da Serra da Estrela, a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Monumento Natural das Portas de Ródão e o Parque Natural do Tejo Internacional.

O granito, o xisto e a água são alguns dos elementos que caracterizam este maciço montanhoso da Beira Interior. No que respeita à flora, a vertente norte caracteriza-se pela presença de habitats bem conservados de castinçais e carvalhais de carvalho-roble ou alvarinho e carvalho-negral ou Carvalho-pardo-das-beiras, aos quais surge associada a Abrótea, endemismo lusitano exclusivo deste sistema montanhoso. Na vertente sul, ocorre uma grande variedade de matos, entre os quais urzais e urzais-estevais mediterrânicos não litorais e comunidades de montanha de Caldoneira, um endemismo ibérico. Quanto à fauna, verifica-se a ocorrência das seguintes espécies: lontra, lagarto-de-água, salamandra-lusitânica, bordalo, aurinia, lepidóptero, tartaranhão-caçador e águia-calçada. De referir, ainda, a fuinha.

A diversidade das características dos solos do Fundão, onde se localiza o Centro BTT da Gardunha, permite a produção e exploração de produtos endógenos de qualidade ímpar. As condições climáticas proporcionadas pela altitude e pela exposição solar tornam a Cereja do Fundão num produto único. Além da cereja, destacam-se ainda a castanha, o mel, o vinho, o azeite, o queijo, os cogumelos silvestres e os enchidos.

Início

Aldeia de Joanes Lat 40° 8'9.67"N Lon 7°31'6.63"W (483 m)
Coordenadas:
GD
40.135977, -7.518539
GMS
40°08'09.5"N 7°31'06.7"W
UTM
29T 626208 4443901
w3w 
///caretas.cautelosas.anfitrião
Mostrar no mapa

Destino

Aldeia de Joanes Lat 40° 8'9.67"N Lon 7°31'6.63"W

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.135977, -7.518539
GMS
40°08'09.5"N 7°31'06.7"W
UTM
29T 626208 4443901
w3w 
///caretas.cautelosas.anfitrião
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
fácil
Distância
13,5 km
Duração
1:30 h
Desnível acumulado positivo
165 m
Desnível acumulado negativo
165 m
Ponto mais alto
488 m
Ponto mais baixo
408 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 1 Pontos de interesse
  • 1 Pontos de interesse
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.