BTT

Centro Cyclin'Portugal de Sarzedas (P26 - Preto)

· 1 avaliação · BTT · Portugal · fechado
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Centro de BTT de Sarzedas
    Centro de BTT de Sarzedas
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
Percurso circular com início e fim em no Centro Cyclin'Portugal de Sarzedas. De elevado grau de dificuldade, é recomendado apenas a praticantes experientes e em boa forma física.
fechado
difícil
Distância 98,7 km
11:51 h
1 825 m
1 825 m
853 m
218 m
Percurso circular com início e fim no Centro Cyclin'Portugal de Sarzedas. No início, segue em conjunto com o percurso vermelho, derivando para a serra da Pedragueira. Passa pelas aldeias de Valbom e Martim Branco, segue em direção a Chão da Vã, Salgueiro do Campo e Palvarinho, retomando finalmente o percurso que coincide novamente com o percurso vermelho até Sarzedas. Percurso difícil com elevado grau de dificuldade recomendado apenas para praticantes experientes.

Conselho do autor

Aproveite o trajeto para conhecer as Aldeias do Xisto de Sarzedas e Martim Branco. Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 10.10.2022
Dificuldade
difícil
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
853 m
Ponto mais baixo
218 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

- Planeie antecipadamente o seu passeio

- Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados nos caminhos públicos sinalizados

- Respeite a utilização dos trilhos por razões ambientais ou de manutenção

- Aconselhável uso de GPS

 

Contactos Úteis:

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

Câmara Municipal de Castelo Branco: (+351) 272 330 330

Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

Antiga vila e sede de concelho, Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico atribuído. O Pelourinho, o Largo, as igrejas e capelas, sobressaem numa malha urbana com casas de belo traçado e volumes grandiosos, que atestam a presença marcante da História.

No Alto de São Jacinto, junto à Igreja Matriz, o Campanário com a sua Torre Sineira ergue-se sobre a aldeia. Nesta zona, pode observar variadas espécies de plantas características da flora mediterrânica, entre as quais oliveiras, sobreiros, carvalhos, medronheiros, vinhas, urzes, rosmaninho e estevas, assim como pequenas plantas herbáceas que tornam a Primavera muito mais colorida.

No Outono e na Primavera, encontra uma grande variedade de cogumelos silvestres. Depois de um forte investimento na atividade cinegética pelas entidades locais, pode encontrar com frequência espécies como o coelho, a perdiz, a raposa e o javali, ou mesmo algumas aves de rapina.

A paisagem é também marcada por cursos de água, como o rio Ocreza e as ribeiras do Alvito e da Magueija, e pelas Minas de Volfrâmio, sendo possível encontrar as ruínas do edifício da lavagem do minério, assim como os poços de extração.

Gastronomia: cabrito, maranhos, enchidos, azeite (tibornas), vinho, mel, tigeladas, arroz doce, bolos secos, filhós.

Início

39º51'04.36'' N (406 m)
Coordenadas:
GD
39.851306, -7.691210
GMS
39°51'04.7"N 7°41'28.4"W
UTM
29S 611961 4412073
w3w 
///amável.achavam.recuou
Mostrar no mapa

Destino

39º51'04.36'' N

Coordenadas

GD
39.851306, -7.691210
GMS
39°51'04.7"N 7°41'28.4"W
UTM
29S 611961 4412073
w3w 
///amável.achavam.recuou
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

1,0
(1)
Pedro Rocha
19.09.2022 · Community
Estava apostar todas as fichas neste percurso P26 Preto de Sarzedas, os primeiros quilómetros são muito rápidos com descidas espectaculares. De vez em quando lá vinha uma subida, mas é mesmo assim, estava a dar gozo, mas... Tinham que borrar outra vez a pintura em mandar o percurso para um trilho de caminhada em que só dá para passar a pé, mas esta gente das Aldeias do Xisto têm pancada com os trilhos de caminhada!? Não sabem fazer um trilho apto para bicicletas, se há coisa que odeio é andar a pé a carregar com a bicicleta quando há alternativas cicláveis. Vá lá que este durou pouco, talvez uns 600m. Adiante, a partir dos 35km a coisa começa aquecer e as verdadeiras subidas começavam aparecer. Uma crítica que tenho a fazer é os pontos de água, deviam criar marcadores no ficheiro GPX dos pontos de água, mas reparo que quase todas as fontes estão secas, vale os habitantes das aldeias que ajudam e te dão água💧. Eu sabia que havia uma subida dura ao topo de uma serra, mas com média de +/- 20%, durante 1km 😲! Agora imaginem a parede e ainda com gravilha e pedra solta, impossível pedalar. Fui mais de metade a pé, só de eléctrica seria possível subir aquilo. Quando chego a um planalto (sim, porque ainda havia mais para subir), o trilho estava completamente tapado de mato. Eu raramente desisto, mas neste mandei a toalha ao chão, sem trilhos alternativos voltei por estrada até Sarzedas com aquela que sensação que os Centros BTT são um fracasso, pelo menos nos percursos pretos. Quem os faz nem sei o que pensa, os de nível preto têm ser duros mas também tem de haver diversão e prazer em fazê-los. Vou avaliar se continuo a fazer o resto dos dos Centro BTT das Aldeias do Xisto, depois de Proença-a-Nova e o de Sarzedas não me parece que outros vão ser melhores... Pena porque isto é uma ferramenta turística ideal para quem não conhece e quer descobrir uma determinada região 🙁. Eu desenho percursos na minha zona e se precisarem de ajuda profissional... Podemos conversar. Deixei o meu contacto no Preto de Proença-a-Nova que foi outra desilusão.
mostrar mais
Quando fez este percurso? 18.09.2022

Fotos da Comunidade


Estado
fechado
Avaliação
Dificuldade
difícil
Distância
98,7 km
Duração
11:51 h
Desnível acumulado positivo
1 825 m
Desnível acumulado negativo
1 825 m
Ponto mais alto
853 m
Ponto mais baixo
218 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.