Este troço leva-o da Área de Descanso da Ponte Alvares ao Parque de Campismo do Tortosendo, uma distância pouco superior a 5 km.
fácil
Distância 5,3 km
Duração1:22 h
Desnível acumulado positivo70 m
Desnível acumulado negativo70 m
Ponto mais alto452 m
Ponto mais baixo408 m
Com partida na Área de Descanso da Ponte Alvares, este troço com cerca de 5km leva-o a atravessar o rio Zêzere, aproximando-se da autoestrada pela estrada de alcatrão. Seguindo agora por estradas de terra, o percurso acompanha-a, possibilitando-nos uma perspetiva distante sobre a encosta sul da Serra da Estrela. Pouco depois de deixar a proximidade da A23, encontra o parque de campismo do Tortosendo, já na margem do rio.
Conselho do autor
Deixe-se encantar com a vista para a encosta sul da Serra da Estrela. Visite o Centro Interpretativo da cereja e o Museu do Queijo.
Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.
Sinalização > 4- Tem toda a sinalética necessária (pode faltar uma ou mais marcas mas não é necessário GPS)
Conservação dos caminhos > 4- Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 4- Sem zonas de degradação identificadas
Estruturas informativas > 4- Bem mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 1- Inexistentes ou sem o mínimo de qualidade e/ou inúteis
Estruturas de apoio e segurança > 4- Estruturas essenciais bem mantidas
Interação com comunidade > 2- Não estimula a interação/contacto com a comunidade
Integração na paisagem > 2- Apresenta pouca interação com a paisagem não lhe dando muita relevância
Segurança geral > 5- O meio não esta isento de risco
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevação
Informação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Mesmo tendo todas as marcas de sinalização, recomenda-se a utilização do GPS ou APP
Contactos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal da Covilhã: (+351) 275 330 600 | info@cm-covilha.pt
Dicas e sugestões
A ponte de Alvares situa-se entre as freguesias do Ferro e de Peraboa, ligando-as à cidade da Covilhã. Esta zona do rio foi outrora utilizada como praia fluvial pelas populações vizinhas, na qual as famílias se juntavam para pescar, fazer um piquenique, ir a banhos ou mesmo lavar a roupa.O Centro Interpretativo da Cereja, na vila do Ferro, é um espaço que foi criado na zona central e histórica da vila, numa casa em pedra totalmente remodelada e que destaca um dos produtos mais representativos da Cova da Beira. O Centro encontra-se aberto ao público e proporciona visitas guiadas aos cerejais, colheita de cerejas e visita a empresas de transformação. Possui ainda uma loja onde são promovidos todos os derivados de cereja: licores e compotas, entre outros. Na vila de Peraboa, o Museu do Queijo permite conhecer o processo de fabrico de um dos melhores queijos do mundo: o queijo Serra da Estrela, iguaria apreciada e reconhecida internacionalmente. A conhecida Ponte Pedrinha, da época romana, localizada na antiga EN18 sobre a bacia do rio Zêzere, liga Tortosendo, Boidobra e Ferro/Peraboa. Neste local foi edificado um pequeno parque de campismo e um restaurante onde pode repousar e apreciar a gastronomia local.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade