O Selvagem Início [GR33 - GRZ: Etapa 3.1]
Conselho do autor
Contemple a envolvente natural existente e os sublimes recantos do Parque Natural da Serra da Estrela.
Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.
Sinalização > 3- Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4- Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 4- Sem zonas de degradação identificadas
Estruturas informativas > 4- Bem mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 1- Inexistentes ou sem o mínimo de qualidade e/ou inúteis
Estruturas de apoio e segurança > 4- Estruturas essenciais bem mantidas
Interação com comunidade > 4- Estimula a integração/contactos com a comunidade
Integração na paisagem > 4- Bem integrado na paisagem e com pontos de interesse
Segurança geral > 4- Apresenta situações pontuais de baixo risco
Informação de segurança
Este troço foi afetado pelos incêndios do verão passado principalmente na secção que percorre a margem sul do Zêzere, e, apesar de existirem zonas onde a severidade do mesmo foi elevada não é desaconselhada a sua utilização, por não representar uma percentagem muito significativa da secção total.Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Recomendamos a utilização de GPS ou APP.
Contactos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal da Guarda: (+351) 271 220 220 |
Câmara Municipal da Covilhã: (+351) 275 330 600 |
Dicas e sugestões
É de aproveitar a passagem em Vale da Amoreira para visitar o Cruzeiro, a Igreja Matriz, a Fonte das Alminhas e outros fontanários. As praias fluviais e as paisagens naturais são também elementos marcantes desta localidade. Os pratos confecionados à base do peixe do rio são de prova obrigatória.
Banhada pelas águas calmas, límpidas e frescas do rio Zêzere e marginada de frondosos choupos, amieiros, freixos e salgueiros, a Praia Fluvial de Valhelhas proporciona aos seus visitantes a contemplação de toda a envolvente natural existente num dos sublimes recantos do Parque Natural da Serra da Estrela. Já integrada no concelho da Guarda, está inserida na extremidade do Vale Glaciar da Serra da Estrela, na paisagem íngreme revestida de xisto onde o Rio Zêzere serpenteia por entre terrenos cultivados, pomares, floresta e bosques ribeirinhos.
Ao longo do ano são vários os quadros que estas paisagens podem oferecer: no Inverno a neve cobre o cimo das serras, os tons outonais e o verde primaveril proporcionam ambientes únicos e no verão as águas frescas e translúcidas fazem as delícias dos frequentadores da praia. Visite também a Capela de Valhelhas, o Lagar Museu e a Pomte Filipina. No artesanato, o destaque vai para a cestaria em vime. O medronheiro e os cogumelos são alguns dos principais elementos da flora. Quanto à fauna, fique atento ao guarda-rios, uma das mais coloridas espécies da avifauna portuguesa. A gastronomia serrana tem presença bem marcada, com os enchidos, queijos e migas a encherem as mesas.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade