O Selvagem Início: Manteigas > Vale de Amoreira [GR33 - GRZ: Etapa 2]
Conselho do autor
Ao longo do percurso, aprecie as espetaculares vistas sobre o Sameiro e o Vale do Zêzere.
Reserve o seu alojamento, experiência e restaurante em Book in Xisto.
Sinalização > 3- Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4- Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 4- Sem zonas de degradação identificadas
Estruturas informativas > 1- Inexistentes ou sem o mínimo de qualidade e/ou inúteis
Estruturas interpretativas > 1- Inexistentes ou sem o mínimo de qualidade e/ou inúteis
Estruturas de apoio e segurança > 4- Estruturas essenciais bem mantidas
Interação com comunidade > 3- Interação/contactos pontuais com a comunidade
Integração na paisagem > 4- Bem integrado na paisagem e com pontos de interesse
Segurança geral > 4- Apresenta situações pontuais de baixo risco
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Recomendamos a utilização de GPS ou APP no inicio da etapa.
Este percurso possui uma secção de trilho técnico pelo que recomenda-se a utilização de bastões.
Contactos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal de Manteigas: (+351) 275 980 000 | turismo@cm-manteigas.pt
Dicas e sugestões
O concelho de Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, oferece aos visitantes uma paisagem diversificada e com elementos ímpares de grande beleza e tranquilidade, que possibilitam o contacto íntimo com a natureza.
A Serra da Estrela é a única em Portugal onde se fez sentir de forma singular a ação glaciária, deixando numerosos testemunhos na paisagem, tal como rochas polidas, blocos erráticos, covões, moreias e lagoas glaciares ou profundos vales em U.O elemento água é estruturante, permitindo o desenvolvimento de atividadese económicas em seu torno. A aposta no termalismo, com a Estância Termal – Caldas de Manteigas, ou na truticultura, com o Viveiro das Trutas, são alguns exemplos.
A pastorícia e as atividades com ela relacionadas deu origem a uma indústria ligada aos lanifícios que motiva a realização de anual da Expo Estrela. A cascata da Fonte Paulo Luís Martins, que nunca para de brotar a sua água refrescante, o Poço do Inferno, uma queda de água com cerca de 10 metros, com origem na garganta aberta pela Ribeira de Leandres ou as Penhas Douradas são locais imperdíveis.É de aproveitar a passagem em Vale da Amoreira para visitar o Cruzeiro, a Igreja Matriz, a Fonte das Alminhas e outros fontanários. As praias fluviais e as paisagens naturais são também elementos marcantes desta localidade.
Gastronomia
- Enchidos
– chouriça, farinheira e morcela
- Queijos de ovelha e de cabra
- Pão de centeio e broa de milho
- Caldudo (caldo de castanhas secas – piladas)
- Sopa de abóbora
- Trutas fário ou arco-íris de produção local
- Feijoca guisada com carnes de porco
- Cozido à serrana- Febras de porco em vinha d’alho
- Feijão cozido no forno.
- Doces: Requeijão com doce de abóbora, arroz doce, bolo de crista, bolos de leite, cavacas, esquecidos e pastéis de feijoca
- Aguardente de zimbro
- Jeropiga
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade