Só tu e o Rio: Atalaia Norte - Atalaia Sul [GR33 - GRZ: Etapa 4]
Ligando Atalaia Norte a Atalaia Sul, este percurso tem 5,1km. O destaque vai para a Ribeira do Nodel, um espaço muito importante do ponto de vista ecológico.
Conselho do autor
Descubra a riqueza da fauna que habita nesta região.
Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.
Resultados da Auditoria RESPONSIBLE TRAILS:
(Última auditoria em Julho de 2020)
ETAPA FECHADA
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
AVISO: ETAPA FECHADA
Dada a impossibilidade de obter água potável ou qualquer outro tipo de abastecimento, nos próximos quilómetros da GRZ, analise a informação de aviso.
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Contactos Úteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal de Pedrógão Grande: (+351) 236 480 150,
Dicas e sugestões
A Atalaia Norte é um espaço muito importante do ponto de vista ecológico pois, por exemplo, em noites de lua cheia, as bogas, por alturas da sua desova, vêm bater-se neste local. Também a lontra encontrou aqui o seu habitat e poderá facilmente encontrar vestígios da sua presença.
Encontra-se no limite da Freguesia da Graça, concelho de Pedrógão Grande, num local conhecido por Ribeira dos Nunes. Aqui, a Ribeira do Nodel, que nasce a norte da localidade do Nodeirinho, num local conhecido como “Nodelinho”, abraça o rio Zêzere. Esta ribeira é a principal linha de água que atravessa a freguesia da Graça. As suas margens conservam um diversificado património natural onde marcam presença os carvalhos, os loureiros, os medronheiros, e muitas outras espécies características da floresta mediterrânica. É um espaço muito importante do ponto de vista ecológico pois, por exemplo, em noites de lua cheia, as bogas, por alturas da sua desova, vêm bater-se neste local. Também a lontra encontrou aqui o seu habitat, e poderá facilmente encontrar vestígios da sua presença. A partir daqui siga pelo estradão florestal, o rio Zêzere estará sempre ao seu lado. Ao longo do percurso vai sentir diferentes aromas provocados pela presença de espécies como alfazema, esteva, medronheiro, arruda, urzes, entre outras.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade