Só tu e o Rio: Pedrógão Pequeno > Ponte Filipina [GR33 - GRZ: Etapa 1]
Conselho do autor
Passeie-se pela Ponte Filipina e prove a sopa de peixe.
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Resultados da Auditoria RESPONSIBLE TRAILS:
(Última auditoria em Julho de 2020)
Sinalização > 3 - Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4 - Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 3 - Degradação pontual mas sem impactos negativos na experiência
Estruturas informativas > 3 - Razoavelmente mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 1 - Inexistentes ou sem o mínimo de qualidade e/ou inúteis
Estruturas de apoio e segurança > 4 - Estruturas essenciais bem mantidas
Interação com comunidade > 4 - Estimula a integração/contactos com a comunidade
Integração na paisagem > 5 - Perfeitamente integrado na paisagem, explorando pontos de interesse relevantes
Segurança geral > 3 - Apresenta várias situações de baixo risco
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoPara descansar
Aldeia do Xisto de Pedrógão PequenoErmida da Sra. da Confiança
Miradouro de Nossa Senhora da Confiança
Ponte Filipina
Informação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Recomenda-se a utilização de Gps ou App, pois existe pelo menos um cruzamento sem sinalização. Recomenda-se a utilização de bastões, pois o trilho é muito técnico.
Contactos Úteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal da Sertã: (+351) 274 600 300,
Dicas e sugestões
A Igreja Matriz e a Ponte Filipina, classificada como Monumento Nacional, são os principais pontos de interesse da Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno. A Ponte Filipina de Pedrógão Pequeno foi construída durante o século XVII, na altura em que Portugal era regido por monarcas de origem espanhola. A provável data de edificação compreende o período entre 1607 e 1610, e a sua função era substituir uma antiga ponte de madeira, de origem romana (de que ainda existem vestígios), que ligava as duas margens do rio Zêzere. Construída em cantaria, a ponte assenta em três arcos e mede 62,4 metros de altura. A estrada de acesso a esta ponte só foi construída em 1860, visto que até então esta só seria acessível a pé ou a cavalo. Com a construção da Barragem do Cabril, a ponte deixou de ser utilizada, entrando em ruína. Já durante o novo século, foram efetuadas obras de beneficiação, que tornaram a ponte e a estrada de acesso em verdadeiros pontos turísticos. Não pode deixar esta região sem provar a sopa de peixe.Início
Destino
Itinerário
Nota
Coordenadas
Estatísticas
- 5 Pontos de interesse
- 5 Pontos de interesse
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