Terra Mineira: Barroca > Dornelas do Zêzere [GR33 - GRZ: Etapa 3]
Conselho do autor
Passeie pelas ruas estreitas do núcleo central da aldeia e visite o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão.
Resultados da Auditoria RESPONSIBLE TRAILS:
(Última auditoria em: Junho de 2020)
Sinalização > 3 - Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4 - Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 3 - Degradação pontual mas sem impactos negativos na experiência
Estruturas informativas > 4 - Bem mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 3 - Razoavelmente mantidas e com interesse
Estruturas de apoio e segurança > 3 - Razoavelmente mantidas
Interação com comunidade > 5 - Forte ligação à comunidade onde se insere e estimulo da interação
Integração na paisagem > 4 - Bem integrado na paisagem e com pontos de interesse
Segurança geral > 4 - Apresenta situações pontuais de baixo risco
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoPara descansar
Aldeia do Xisto da BarrocaCasa do Silvério
Solar Vicente
Informação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Existe mais do que um cruzamento sem sinalização pelo que recomendamos a utilização de GPS ou APP.
Contactos úteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal do Fundão: (+351 )275 779 060 |
Dicas e sugestões
Na Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. É aqui a sede da Rede e das Lojas das Aldeias do Xisto. O casario em xisto, o rio Zêzere, o pinhal e a vista direta para as escombreiras do Cabeço do Pião dão a esta Aldeia do Xisto um charme muito próprio. Aproveite a passagem para visitar o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão e fique a saber tudo sobre as gravuras rupestres gravadas nas rochas do Zêzere há milhares de anos.
Em Dornelas, relaxe à beira da Praia Fluvial e visite o Museu Etnográfico.
Início
Destino
Itinerário
Coordenadas
Estatísticas
- 9 Pontos de interesse
- 9 Pontos de interesse
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade