Terra Mineira: Barroca > Dornelas do Zêzere [GR33 - GRZ: Etapa 3]
Conselho do autor
Passeie pelas ruas estreitas do núcleo central da aldeia e visite o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão.
Resultados da Auditoria RESPONSIBLE TRAILS:
(Última auditoria em: Junho de 2020)
Sinalização > 3 - Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4 - Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 3 - Degradação pontual mas sem impactos negativos na experiência
Estruturas informativas > 4 - Bem mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 3 - Razoavelmente mantidas e com interesse
Estruturas de apoio e segurança > 3 - Razoavelmente mantidas
Interação com comunidade > 5 - Forte ligação à comunidade onde se insere e estimulo da interação
Integração na paisagem > 4 - Bem integrado na paisagem e com pontos de interesse
Segurança geral > 4 - Apresenta situações pontuais de baixo risco
Possibilidade de pausa para descanso
Aldeia do Xisto da BarrocaLameirinhos Casa de Campo
Casa do Silvério
Informação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.
Existe mais do que um cruzamento sem sinalização pelo que recomendamos a utilização de GPS ou APP.
Contactos úteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Câmara Municipal do Fundão: (+351 )275 779 060 |
Dicas e sugestões
Na Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. É aqui a sede da Rede e das Lojas das Aldeias do Xisto. O casario em xisto, o rio Zêzere, o pinhal e a vista direta para as escombreiras do Cabeço do Pião dão a esta Aldeia do Xisto um charme muito próprio. Aproveite a passagem para visitar o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão e fique a saber tudo sobre as gravuras rupestres gravadas nas rochas do Zêzere há milhares de anos.
Em Dornelas, relaxe à beira da Praia Fluvial e visite o Museu Etnográfico.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade