Caminhada rota recomendada

PR 1 GOI - Caminho Aldeias de Góis Rota das Tradições do Xisto

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Foto: Aldeias do Xisto
m 700 600 500 8 6 4 2 km
O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis é um percurso circular que une as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira.
moderado
Distância 9,2 km
4:00 h
693 m
693 m
792 m
543 m
 O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis - Rota das Tradições do Xisto é um percurso circular que une as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Os painéis informativos estão localizados nas aldeias da Pena e Aigra Nova. Pode, contudo, iniciar o percurso em qualquer uma das aldeias. Em Aigra Nova, pode também visitar a Loja Aldeias do Xisto e obter informações adicionais. Sendo um trilho de montanha com 9km, este Caminho do Xisto exige alguma preparação física. Ao longo do percurso, vai cruzar-se com tradições, história, natureza, etnografia e paisagens a perder de vista. Inserido na Rede Natura 2000 – Sítio da Serra da Lousã, este percurso oferece-lhe ainda a oportunidade para encontrar veados, aves de rapina ou cegonhas pretas.

Conselho do autor

Fique atento às paisagens, às formações rochosas e à fauna. Há possibilidade de encontrar veados, aves de rapina, lontras ou cegonhas pretas.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Catarina Almeida - ADXTUR
Autor
Catarina Almeida - ADXTUR
Atualizado: 17.02.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
792 m
Ponto mais baixo
543 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

 

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Góis: (+351) 235 770 160

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

Este percurso pedestre insere-se na Rede Natura 2000 - Serra da Lousã, onde se encontram ainda algumas espécies de fauna e flora de grande relevância em termos de conservação ambiental. Apesar de predominar o pinhal e o eucaliptal, são ainda visíveis bosques de castanheiros e carvalhos. Nas zonas ribeirinhas encontram-se azereiros e azevinhos. Se estiver atento, pode ver veados, javalis, esquilos e raposas. Junto à Ribeira de Pena, habitam a salamandra lusitânica e a lontra. Nos Penedos de Góis ainda nidifica a cegonha preta, mas o mais provável é ver aves de rapina ou mesmo a cegonha branca. Estes Penedos são únicos e estão entre os pontos mais altos da Serra da Lousã (1204m). Entre a aldeia de Aigra Nova e de Aigra Velha, o bosque de urze é intensamente usado pela população para produzir o típico mel da Serra da Lousã. Junto à aldeia da Pena, pode ainda encontrar os fósseis marinhos dos Penedos de Góis.Na Aldeia da Comareira, assim designada dada a sua localização no cume de um monte, poderá sentar-se no miradouro e sentir que se encontra no topo do mundo. Devido ao clima agreste, as Aigras (Nova e Velha) têm particularidades únicas. Na Aigra Nova, passe pela rua dos bois visite a loja Aldeias do Xisto e peça informações sobre o Eco-museu Tradições do Xisto e os vários Núcleos a ele associados. Aproveite e apadrinhe uma árvore, ajudando na reflorestação da Serra. A aldeia de Aigra Velha dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país: antigamente, a única rua que atravessava a aldeia podia ser fechada nas duas extremidades. Na aldeia da Pena, procure os fósseis marinhos, os moinhos, os Penedos, a Ribeira da Pena ou o Museu particular da D. Giselda. Mesmo no topo poderá ainda observar os antigos palheiros.

Gastronomia

- Mel de Urze

- Chanfana

- Sopa Serrana

- Arroz Doce

- Tigelada

- Sopa de Castanha

- Migas com castanhas

Início

Entrada da Aldeia de Aigra Nova (40º 7' 15'' N 8º 9' 14'' W) _Aldeia da Pena, junto à ponte (40º 6' 36'' N 8º 8' 6'' E) " (601 m)
Coordenadas:
GD
40.120918, -8.153750
GMS
40°07'15.3"N 8°09'13.5"W
UTM
29T 572108 4441521
w3w 
///escuta.prestam.desenvolvidos
Mostrar no mapa

Destino

Entrada da Aldeia de Aigra Nova (40º 7' 15'' N 8º 9' 14'' W) _Aldeia da Pena, junto à ponte (40º 6' 36'' N 8º 8' 6'' E) "

Itinerário

Este percurso circular une as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Podemos utilizá-lo para fazer ligações só entre algumas ou dar a volta por todas elas. Existem dois painéis informativos, um na Pena e outro na Aigra Nova, onde é aconselhável iniciar a caminhada. Em Aigra Nova, está situada a Loja Aldeias do Xisto e a Sede da Associação Lousitânea. Aqui disponibiliza-se toda a informação sobre o percurso e as Aldeias do Xisto. Saindo daqui, no sentido anti-horário, e subindo o caminho antigo, passamos pela Fonte dos Bois, onde ainda hoje os pastores levam os rebanhos a beber água. A aldeia de Aigra Velha já não fica muito distante e, uma vez no topo do caminho, já avistamos as suas casas de xisto. Após passar na aldeia, continuamos a descer em direção à Ribeira da Pena. Pelo caminho já se avistam os imponentes Penedos de Góis. Ao chegar à Ribeira, se caminharmos em silêncio, podemos ter a sorte de avistar uma lontra. Seguindo uma levada pela ribeira abaixo chegamos à Aldeia da Pena, que fica junto ao Penedo da Abelha, famoso pelas suas belas paredes de escalada. Saindo da aldeia por um carreiro que sobe a encosta, passamos por formações rochosas muito interessantes. Chegados ao topo do monte conseguimos por vezes avistar a Serra da Estrela. Descendo agora por entre pinheiros, a chegada à Comareira demora muito pouco. Podemos então relaxar sentados no miradouro a observar a paisagem que nos rodeia. A aldeia de Aigra Nova fica já aqui ao lado, após uma última subida.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.120918, -8.153750
GMS
40°07'15.3"N 8°09'13.5"W
UTM
29T 572108 4441521
w3w 
///escuta.prestam.desenvolvidos
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
9,2 km
Duração
4:00 h
Desnível acumulado positivo
693 m
Desnível acumulado negativo
693 m
Ponto mais alto
792 m
Ponto mais baixo
543 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 4 Waypoints
  • 4 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.