PR 1 GOI - Caminho Aldeias de Góis Rota das Tradições do Xisto
Conselho do autor
Fique atento às paisagens, às formações rochosas e à fauna. Há possibilidade de encontrar veados, aves de rapina, lontras ou cegonhas pretas.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Contatos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
GNR de Góis: (+351) 235 770 160
ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
Este percurso pedestre insere-se na Rede Natura 2000 - Serra da Lousã, onde se encontram ainda algumas espécies de fauna e flora de grande relevância em termos de conservação ambiental. Apesar de predominar o pinhal e o eucaliptal, são ainda visíveis bosques de castanheiros e carvalhos. Nas zonas ribeirinhas encontram-se azereiros e azevinhos. Se estiver atento, pode ver veados, javalis, esquilos e raposas. Junto à Ribeira de Pena, habitam a salamandra lusitânica e a lontra. Nos Penedos de Góis ainda nidifica a cegonha preta, mas o mais provável é ver aves de rapina ou mesmo a cegonha branca. Estes Penedos são únicos e estão entre os pontos mais altos da Serra da Lousã (1204m). Entre a aldeia de Aigra Nova e de Aigra Velha, o bosque de urze é intensamente usado pela população para produzir o típico mel da Serra da Lousã. Junto à aldeia da Pena, pode ainda encontrar os fósseis marinhos dos Penedos de Góis.Na Aldeia da Comareira, assim designada dada a sua localização no cume de um monte, poderá sentar-se no miradouro e sentir que se encontra no topo do mundo. Devido ao clima agreste, as Aigras (Nova e Velha) têm particularidades únicas. Na Aigra Nova, passe pela rua dos bois visite a loja Aldeias do Xisto e peça informações sobre o Eco-museu Tradições do Xisto e os vários Núcleos a ele associados. Aproveite e apadrinhe uma árvore, ajudando na reflorestação da Serra. A aldeia de Aigra Velha dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país: antigamente, a única rua que atravessava a aldeia podia ser fechada nas duas extremidades. Na aldeia da Pena, procure os fósseis marinhos, os moinhos, os Penedos, a Ribeira da Pena ou o Museu particular da D. Giselda. Mesmo no topo poderá ainda observar os antigos palheiros.
Gastronomia
- Mel de Urze
- Chanfana
- Sopa Serrana
- Arroz Doce
- Tigelada
- Sopa de Castanha
- Migas com castanhas
Início
Destino
Itinerário
Nota
Coordenadas
Estatísticas
- 4 Waypoints
- 4 Waypoints
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade