Caminhada rota recomendada

PR 2 FND - Caminho do Xisto de Janeiro de Cima - Ó da Barca!

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Barca no Rio Zêzere
    Barca no Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto
m 400 350 300 10 8 6 4 2 km
Este Caminho  mostra-lhe os quelhos e quelhas de Janeiro de Cima, as cristas rochosas do Zêzere e leva-o por trilhos onde são ainda visíveis vestígios da exploração mineira.
moderado
Distância 10 km
3:00 h
165 m
165 m
445 m
327 m
 O Caminho do Xisto de Janeiro de Cima começa junto à Igreja Nova. Subindo o Vale da Canada, vislumbram-se as encantadoras paisagens serpenteadas pelo Zêzere e suas cristas rochosas, Património Mundial. O percurso passa por campos agrícolas divididos por grandiosos fortes em xisto e conheiras, vestígios de antigas explorações de ouro e estanho. Em dias de calor, deleite-se no Açude do Esteiro ou no Parque Fluvial de Janeiro de Cima, com as tradicionais Barcas ali atracadas e o cantar da antiga roda. Na Aldeia, é obrigatória a visita à Igreja Velha e à Casa das Tecedeiras.

Conselho do autor

Não perca a oportunidade de observar as paisagens serpenteadas pelo Rio Zêzere e as cristas rochosas classificadas em Rede de Património Mundial.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 17.02.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
445 m
Ponto mais baixo
327 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

 

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Silvares: (+351) 275 662 453

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

 Na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima sente-se a forte cumplicidade entre a aldeia e o Rio Zêzere, que banha grande parte da freguesia. O curso de água desenha suaves curvas que enquadram a paisagem rural, rodeada por uma densa vegetação de pinheiro bravo de onde sobressaem alguns cabeços nus e abruptos penhascos. Deixe-se encantar pelo horizonte vislumbrando o Cabeço e Santuário de São Sebastião, bem como os afloramentos quartzíticos da barragem de Santa Luzia, que integram uma grande crista quartzítica que atravessa o país de Noroeste para Sudoeste. Propomos um percurso silencioso de forma a não assustar a fauna existente: coelhos, perdizes, raposas, javalis, e sobretudo as aves como as garças, as águias e outras aves de rapina que guardam as escarpas do Rio. O pinhal marca a paisagem, pintalgada também por espécies como o medronheiro, a urze, o rosmaninho e a esteva, assim como pequenas plantas herbáceas. Há ainda uma grande variedade de cogumelos silvestres, quer no outono, quer na primavera. Em comunhão com a natureza e as raízes familiares, Janeiro de Cima enche-se de gente aos fins-de-semana e nas férias. No verão fazem-se piqueniques no pinhal ou aproveita-se a frescura da água no Parque Fluvial. As primeiras casas da aldeia cresceram em redor da Igreja Velha e é dali que irradiam uma série de ruas estreitas e orgânicas com uma fisionomia própria, que se vão articular com becos e ruelas, pátios e quelhos, numa estrutura medieval de grande valor patrimonial. À beira do Zêzere, grita-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio. Na Casa das Tecedeiras, ouve-se a orquestra dos teares do linho em sinfonia de fios de cor.

Gastronomia

- Maranhos

- Cabrito

- Peixes do Rio

- Tigelada

Início

Largo da Igreja Nova 40º04.048`N / 007º47.996`W (350 m)
Coordenadas:
GD
40.067463, -7.800087
GMS
40°04'02.9"N 7°48'00.3"W
UTM
29T 602324 4435934
w3w 
///planeja.opção.atando
Mostrar no mapa

Destino

Largo da Igreja Nova 40º04.048`N / 007º47.996`W

Itinerário

Ao percorrer o Caminho do Xisto de Janeiro de Cima, com início junto à Igreja Nova e subindo o Vale da Canada, vislumbramos as encantadoras paisagens serpenteadas pelo Rio Zêzere e as cristas rochosas classificadas em Rede de Património Mundial. Adiante, através da velha estrada dos Covões (01-06-1912), encontramos campos divididos por grandiosos fortes construídos em xisto, ainda cultivados, mostrando a vivacidade das suas gentes nos trabalhos agrícolas. Nos antigos percursos que os mineiros faziam ainda se encontram as conheiras ou moledos, vestígios de antigas explorações de ouro e estanho. Em dias de maior calor, pode banhar-se no Açude do Esteiro ou no agradável Parque Fluvial de Janeiro de Cima, ponto alto de todo o percurso e um dos locais mais belos da região, com as tradicionais barcas ali atracadas e com o cantar da antiga roda, entretanto recuperada. Chegando à aldeia, entramos no núcleo tradicional e percorremos os antigos quelhos que fazem a ligação entre os largos da zona antiga. Expoentes máximos desse percurso urbano são a Igreja Velha e a Casa das Tecedeiras, guardiã da memória da tradição do linho. Com uma identidade muito própria, a arquitetura janeirense declina o Zêzere na alvenaria de pedra de xisto, pontilhando-a de seixos rolados provenientes do leito do rio.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.067463, -7.800087
GMS
40°04'02.9"N 7°48'00.3"W
UTM
29T 602324 4435934
w3w 
///planeja.opção.atando
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
10 km
Duração
3:00 h
Desnível acumulado positivo
165 m
Desnível acumulado negativo
165 m
Ponto mais alto
445 m
Ponto mais baixo
327 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 2 Waypoints
  • 2 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.