Caminhada rota recomendada

PR 9 GOI - Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Trilho do Baile

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Serra da Lousã
    Serra da Lousã
    Foto: Aldeias do Xisto
m 800 700 600 500 12 10 8 6 4 2 km
Inserido na Rede Natura 2000, o Trilho do Baile leva-o pela envolvente de Aigra Velha e Pena. O encontro com a História, a tradição e flora e fauna notáveis são os pontos altos.
moderado
Distância 12,8 km
5:00 h
885 m
885 m
873 m
589 m
O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Trilho do Baile insere-se na Rede Natura 2000 - Serra da Lousã, onde se encontram ainda algumas espécies de fauna e flora de grande relevância em termos de conservação ambiental. Os níveis de altitude originam variações microclimáticas que possibilitam a observação de uma diversidade significativa de flora e fauna. Depois de uma zona de cotas altimétricas mais elevadas, mais quente e seca, pode desfrutar da frescura das linhas de água, que o vão ajudar a descontrair e deixar com vontade de voltar. As Aldeias do Xisto que vai visitar têm características únicas e têm à sua espera lições de História e tradições autenticamente serranas.

Conselho do autor

Preste atenção à paisagem e aproveite os recantos para petiscar e recuperar energias.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 17.02.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
873 m
Ponto mais baixo
589 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Góis: (+351) 235 770 160

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

 O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Trilho do Baile insere-se na Rede Natura 2000 - Serra da Lousã, onde se encontram ainda algumas espécies de fauna e flora de grande relevância em termos de conservação ambiental. Apesar de predominar o pinhal e o eucaliptal, são ainda visíveis bosques de castanheiros e carvalhos. Nas zonas ribeirinhas encontram-se azereiros e azevinhos. Se estiver atento, pode ver veados, javalis, esquilos e raposas. Junto à Ribeira de Pena, habitam a salamandra lusitânica e a lontra. Nos Penedos de Góis ainda nidifica a cegonha preta, mas o mais provável é ver aves de rapina ou mesmo a cegonha branca. Estes Penedos são únicos e estão entre os pontos mais altos da Serra da Lousã (1204m). Em Aigra Velha tem encontro marcado com a História. Esta Aldeia do Xisto dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país: antigamente, a única rua que atravessava a aldeia podia ser fechada nas duas extremidades. Aqui pode ainda visitar o Núcleo do Forno e o Alambique da Família Claro. Povorais é a aldeia mais alta do concelho, situada junto dos Penedos de Góis, local ideal para apreciar a paisagem envolvente. Já na Aldeia do Xisto da Pena, procure os moinhos, visite o museu particular da família Neves e beba algo na lojinha da aldeia. Mesmo no topo poderá ainda observar os antigos palheiros.

 

Gastronomia

- Mel de Urze

- Chanfana

- Sopa Serrana

- Arroz Doce

- Tigelada

- Sopa de Castanha

- Migas com castanhas

Início

Aigra Velha - 40º06'31''N; 8º08'57''O (643 m)
Coordenadas:
GD
40.111384, -8.132350
GMS
40°06'41.0"N 8°07'56.5"W
UTM
29T 573942 4440480
w3w 
///capuzes.ralador.testada
Mostrar no mapa

Destino

Aigra Velha - 40º06'31''N; 8º08'57''O

Itinerário

O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Trilho do Baile tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha. Depois de visitar a aldeia, siga as indicações que o levam pelo estradão do Parque Florestal da Oitava. Faça silêncio, pode estar a ser observado por um veado, por isso não perca a oportunidade de o ver também. Depois de passar alguns apiários chegará ao Parque Florestal da Oitava, onde encontra um parque de merendas. Aproveite para petiscar e recuperar energias. Pode ainda refrescar-se na pequena represa situada um pouco acima do parque. Não deixe lixo nos contentores, pois os animais selvagens, como as raposas e javalis, poderão destruí-los e espalhar os detritos. Se já recuperou forças, siga novamente o estradão. Alguns metros à frente, desça o caminho à sua esquerda. Passe junto a castanheiros e azevinhos. Depois da linha de água, existe uma subida até à aldeia dos Povorais, a mais alta do concelho e a mais próxima dos Penedos de Góis. Depois de visitar a aldeia, siga pela esquerda entre pinhais. Vai vislumbrar a aldeia da Pena ao fundo, para onde tem de ir. Na descida vai passar junto ao Penedo da Abelha, um local equipado para a prática da escalada. A Pena é também uma Aldeia do Xisto. Visite-a e siga pela levada junto da ribeira. A partir daqui é sempre a subir até à Aigra Velha, local onde termina a sua jornada. Este percurso tem uma variante que encurta o percurso para metade, seguindo diretamente da Aigra Velha para os Povorais.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.111384, -8.132350
GMS
40°06'41.0"N 8°07'56.5"W
UTM
29T 573942 4440480
w3w 
///capuzes.ralador.testada
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Pergunta de Rita Antunes · 06.08.2020 · Community
Bom dia! Este caminho está dotado de passadiços em madeira ou algo semelhante para que nao haja o perigo de os turistas se perderem?
mostrar mais
Respondido por Catarina Almeida - ADXTUR · 12.08.2020 · Aldeias do Xisto
Cara Rita Antunes, Boa tarde, O PR 9 GOI - Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Trilho do Baile não tem passadiços, e está sinalizado conforme as directrizes para percursos pedestres de pequena rota. Este trilho vai ser alvo de auditoria em breve. Neste momento, poderão encontrar vegetação baixa (fetos) entre a Oitava e Povorais junto à ribeira de Povorais. Sugerimos que possam levar convosco o track GPS que pode ser descarregado na nossa página. Obrigada e quaisquer outras questões disponha.

Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
12,8 km
Duração
5:00 h
Desnível acumulado positivo
885 m
Desnível acumulado negativo
885 m
Ponto mais alto
873 m
Ponto mais baixo
589 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 7 Pontos de interesse
  • 7 Pontos de interesse
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.