PR1 CVL - Caminho do Xisto de Sobral de São Miguel
Conselho do autor
Observe as marcas que contam a história da região e deslumbre-se com as paisagens serranas que o levam até à majestosa Cascata do Vale das Vacas.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Contatos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
GNR do Paul: (+351) 275 961 116
ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
Situada na Serra do Açor, a Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel constitui um aglomerado muito antigo que se estende ao longo de um vale por onde corre a Ribeira de Porsim. Nesta povoação, podemos encontrar um grande número de casas de xisto com os seus telhados de ardósia. As ruas estreitas e sinuosas, as escadarias, os fornos comunitários, os moinhos de água, os lagares antigos, os fontanários, as pontes, a igreja matriz, a Casa Museu João dos Santos e as sobreiras centenárias são alguns dos pontos de interesse a registar. No verão, pode aproveitar para se refrescar na piscina fluvial. A principal atividade local está relacionada com o aproveitamento dos recursos naturais, através da atividade agrícola, da pastorícia (caprinos), da apicultura, da silvicultura e da exploração de xisto. Este percurso percorre uma das vertentes da Serra do Açor, onde o relevo apresenta características típicas da morfologia serrana, com vales mais ou menos profundos, onde se instalaram pequenos ribeiros. Nesta área, o xisto domina a paisagem, salpicado por alguns afloramentos de quartzo que originam pequenas saliências. Numa destas fragas encontramos a cascata do Vale das Vacas, eleita como uma das Maravilhas Naturais do concelho da Covilhã. Um conjunto de líquenes, musgos e outras plantas hidrófilas formam uma barreira que cobre as rochas quartzíticas de verde. A floresta desta zona serrana é dominada pelo pinheiro-bravo. Entre as espécies autóctones destacam-se o castanheiro, o carvalho negral, o sobreiro e a azinheira. Em alguns locais, a floresta tem vindo a dar lugar à vegetação arbustiva, constituída por urzes, giestas, carqueja, medronheiro e carrasco.
Gastronomia
- Queijo de Cabra (Queijo Corno)
- Brulhão
- Feijões com couves
- Cabrito
- Tigelada
- Filhós
- Broa de milho
- Guleimas (Picas) de cebola e bacalhau, de carne, de sardinha
- Mel
- Aguardentes de medronho, mel e outras
- Licores
Início
Destino
Itinerário
O Caminho do Xisto de Sobral de São Miguel é um percurso circular com cerca de 8km de extensão, entre os 550 m e os 925 m de altitude, correspondente a 483 m de desnível acumulado. O percurso tem início e fim no centro da aldeia, podendo dividir-se em 4 partes distintas:
1 - A primeira parte corresponde a uma subida acentuada, desde o povoado até ao marco geodésico das Vergadas (775m), realizada sempre por caminhos florestais ao longo dos quais é possível vislumbrar a aldeia sob diferentes enquadramentos e observar algumas gravuras rupestres;
2- O segundo segmento, com pouco mais de 2km, é feito em subida menos acentuada ao longo da cumeada da serra. Aqui, é possível observar as serras que marcam a paisagem local, com destaque para a Serra da Estrela. Este trajeto culmina no ponto mais alto do percurso, onde é possível observar as marcas deixadas pelos carros de bois, que em tempos percorriam a Rota do Sal;
3 - A terceira secção é realizada em descida acentuada, num vale profundo, ao longo do qual é possível observar os currais e os imponentes socalcos construídos muitas vezes em lugares de difícil acesso. Percorrendo trilhos por entre castanheiros, pinheiros e matagais, observa-se ainda um dos pontos de maior beleza deste caminho: a Cascata do Vale das Vacas.
4 - A última parte do percurso corresponde a uma descida pouco acentuada, atravessando a canada dos pastores e caminhando ao longo da Ribeira de Cabrieira, onde é possível observar os campos de cultivo e os sistemas de regadio.
Nota
Coordenadas
Estatísticas
- 10 Pontos de interesse
- 10 Pontos de interesse
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade