Caminhada rota recomendada

PR1 PNL Caminho do Xisto de Ferraria de São João - Trilho do Rebanho

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Foto: Rafael Romano, Aldeias do Xisto
m 700 600 500 4 3 2 1 km
No Caminho do Xisto da Ferraria de São João, descobrimos as hortas escondidas que ladeiam a Ribeira das Ferrarias, os poços e engenhos tradicionais e os currais comunitários.
moderado
Distância 4,9 km
2:30 h
240 m
240 m
678 m
536 m
O Caminho do Xisto da Ferraria de São João é um percurso circular de 4,9 km com uma variante mais acessível que permite encurtar a sua distância para metade (total de 2,4 km). Nele descobrimos as hortas escondidas da aldeia que ladeiam a Ribeira das Ferrarias e os muitos poços e engenhos tradicionais, terminando com uma passagem pelos currais comunitários, ex-líbris histórico situado num dos limites do frondoso montado de sobreiros. A versão longa leva-nos às profundezas da Fraga Amarela e a fazer a sua ascensão até à crista quartzítica de onde se tem uma vista inspiradora.

Conselho do autor

Aprecie a ruralidade que marca o quotidiano de Ferraria de São João. Visite os currais comunitários e desfrute da sombra do sobreiral.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 06.04.2021
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
678 m
Ponto mais baixo
536 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

 

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Proença-a-Nova: (+351) 274 672 667

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

A paisagem natural em redor da Ferraria de São João é bastante diversificada. Na serra ainda densamente povoada por espécies da flora original - de que são exemplo castanheiros e sobreiros - e por eucaliptos, contrapõem-se os afloramentos quartzíticos com as manchas de vegetação arbustiva, que conferem à paisagem um aspeto agreste que a torna peculiar. Mesmo ao lado da aldeia, podemos encontrar um espaço singular onde se convive com um imponente e maravilhoso sobreiral secular. A fauna é igualmente diversificada. Abundam diversas espécies de répteis, mamíferos e aves. Destacam-se os veados, os corços, os esquilos, o coelho, a lebre, o javali e a raposa. A riqueza do património natural da região e a sua localização em altitude, em plena Serra, faz da Ferraria de São João um local excecional para a observação das diversas espécies. As estruturas urbanas existentes na aldeia são um exemplo da sua vivência eminentemente rural, predominando a agricultura e a pastorícia de subsistência. Ao nível do edificado regista-se uma forte presença da arquitetura popular, onde sobressai a utilização de materiais locais na construção, tais como a madeira, os xistos, os calcários e os quartzitos. A maior parte das casas reflete este toque de ruralidade, com dois pisos, sendo o do rés-do-chão para arrumos e currais e o andar de cima para habitação. Se os currais são integralmente em pedra à vista, o piso superior é maioritariamente rebocado e pintado, devido a uma maior exigência de conforto na área habitacional. Estas características conferem a Ferraria de São João um ambiente único.

 

Gastronomia

- Queijo do Rabaçal

- Mel

- Vinho

- Noz

Início

Centro de BTT das Aldeias do Xisto - Ferraria de São João 39°58' 25.74""N 8°19'37.91""W (649 m)
Coordenadas:
GD
39.973909, -8.327568
GMS
39°58'26.1"N 8°19'39.2"W
UTM
29S 557420 4425077
w3w 
///antecipava.gatinho.acelgas
Mostrar no mapa

Destino

Centro de BTT das Aldeias do Xisto - Ferraria de São João 39°58' 25.74""N 8°19'37.91""W

Itinerário

O Caminho do Xisto da Ferraria de São João mostra-nos várias perspetivas da envolvente desta Aldeia do Xisto ao longo de 4,8 km. O percurso começa no Centro de BTT e desce ao centro da aldeia, passando por uma alminha, logo após as primeiras casas, e virando à direita após o fontanário, para atravessar as hortas da aldeia, plantadas ao longo da Ribeira das Ferrarias que aqui nasce e cujas margens iremos acompanhar. É um setor sinuoso, mas interessante, onde encontramos um sistema de irrigação ligado por pequenos poços que ainda utilizam alguns engenhos tradicionais para tirar água. No final desta zona, encontramos a sinalização que nos indica a possibilidade de encurtar o percurso para cerca de 2,5 km e evitar as maiores complicações técnicas e de relevo. Se continuarmos para o percurso mais longo, atravessamos floresta e caminhamos sobre rocha quartzítica, avistando alguns antigos moinhos de água à direita. Chegamos então às gargantas da Ribeira, onde existem algumas poças que permitem uns mergulhos refrescantes no verão. Entroncamos depois no troço da Grande Rota das Aldeias do Xisto (GRAX), com ligação à Aldeia do Xisto de Casal de S. Simão, que seguimos de volta até à Ferraria, subindo à cumeada da Serra do Espinhal, de onde se tem uma vista soberba sobre a aldeia e toda a região envolvente. A descida final é abrupta e pedregosa e desemboca no frondoso montado de sobreiros e nos currais comunitários, ex-libris histórico da vida desta aldeia. A volta ao local de partida faz-se atravessando o centro da aldeia.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
39.973909, -8.327568
GMS
39°58'26.1"N 8°19'39.2"W
UTM
29S 557420 4425077
w3w 
///antecipava.gatinho.acelgas
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
4,9 km
Duração
2:30 h
Desnível acumulado positivo
240 m
Desnível acumulado negativo
240 m
Ponto mais alto
678 m
Ponto mais baixo
536 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 8 Waypoints
  • 8 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.