Caminhada rota recomendada

PR1 TBU - Caminho do Xisto de Midões - Na Peugada de João Brandão

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Casa João Brandão
    Casa João Brandão
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 350 300 250 200 12 10 8 6 4 2 km
O Caminho do Xisto de Midões - Na Peugada de João Brandão leva-o por caminhos recônditos e dá-lhe a conhecer os trilhos onde se refugiava a figura que dá nome ao percurso.
moderado
Distância 13,5 km
3:50 h
290 m
290 m
375 m
242 m
O Caminho do Xisto de Midões - Na Peugada de João Brandão é um percurso circular de aproximadamente 15 km que dá a conhecer, por caminhos recônditos, as aldeias de Coito, Casal da Senhora, São Geraldo, Touriz, Vila de Midões e as margens do Rio Cavalos. Estes caminhos eram usados noutros tempos por João Brandão, figura incontornável das Beiras, que por defesa à causa liberal, muitas vezes andou fugido a monte por várias localidades. Ao longo do trilho, existem monumentos graníticos, solares, pelourinhos, paisagens deslumbrantes e vários monumentos classificados, como a ponte Romana dos Sumes e o Pelourinho de Midões.

Conselho do autor

Confirme a enorme presença agrícola e aprecie o imenso património construído na vila de Midões.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 09.09.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
375 m
Ponto mais baixo
242 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Tábua: (+351) 235 412 129

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

Durante todo o percurso temos a possibilidade de observar as magníficas paisagens com a Serra da Estrela em pano de fundo, e, como estamos no planalto beirão e no coração das beiras, também as serras do Caramulo e da Lousã estão quase sempre ao alcance do olhar. Por outro lado, o pequeno rio de Cavalos, com o seu leito invulgar, constitui um enorme atrativo no percurso, na zona dos Sumes. Também aqui a fauna e a flora salpicam a paisagem com cores majestosas, onde o pinheiro e o sobreiro predominam na paisagem e raposas e javalis fazem deste local o seu habitat. A vila de Midões, no concelho de Tábua tem mantido vivas as suas tradições e o seu aspeto graciosamente rural, onde a herança agrícola é ainda de grande importância, marcando o estilo de vida das populações. A freguesia tem ainda a seu favor o facto de pertencer à Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela e à Região Demarcada do Vinho do Dão, à qual pertence todo o concelho de Tábua. Midões orgulha-se também do seu património, no qual se destaca a Igreja Matriz, datada de 1882, em homenagem a Nossa Senhora das Neves, a Capela de Nossa Senhora das Dores do século XXVIII, o pelourinho Manuelino, a ponte romana e muitos outros legados arquitetónicos e etnográficos.

Início

Outeiro de São Miguel – Sala Municipal de Desporto N 40°23.171' W 7°56.296' (373 m)
Coordenadas:
GD
40.386198, -7.937955
GMS
40°23'10.3"N 7°56'16.6"W
UTM
29T 590143 4471164
w3w 
///calorosa.pulgões.vexado
Mostrar no mapa

Destino

Outeiro de São Miguel – Sala Municipal de Desporto N 40°23.171' W 7°56.296'

Itinerário

O Caminho do Xisto de Midões - Na Peugada de João Brandão tem início no Outeiro de São Miguel, na povoação do Coito, onde poderá visitar a Capela de S. Sebastião e o pelourinho. Continue em direção à vila de Midões, visitando a fonte da Caricha e outro pelourinho, assim como um conjunto notável de casas solarengas. Desça pela Rua do Passadiço, indo ao encontro da Igreja Paroquial e do Palácio do I Visconde de Midões. Prossiga em direção à antiga escola Primária, seguindo pelo carreiro estreito que nos leva ao Casal da Senhora, fazendo um pequeno desvio para visitar as sepulturas antropomórficas escavadas no granito. Já no Casal da Senhora, pode ver a casa onde nasceu e viveu João Brandão. Prossiga em direção ao Rio Cavalos, onde pode fazer um pequeno desvio para visitar a Ponte Romana dos Sumes. Seguindo pela margem do rio, encontra a bica de águas sulfurosas. Um pouco mais à frente deixe as margens do rio e suba em direção à aldeia de São Geraldo e, continuando por caminhos florestais, alcançará a Pedra do Rei, miradouro privilegiado sobre o vale e outros pontos de passagem do percurso. O caminho segue agora no planalto, sendo possível observar a flora local e encontrar rebanhos a pastar. Descendo por uma zona de pinhal aproxima-se novamente das margens do rio para alcançar a povoação da Ribeira, onde se podem encontrar moinhos de água. Voltando a subir em direção a Touriz, passe pelo antigo casario e pelo lugar do Esporão, onde se encontra uma antiga fonte de água sempre fresca. O círculo fecha-se de novo na povoação do Coito para terminar novamente no Outeiro de São Miguel.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.386198, -7.937955
GMS
40°23'10.3"N 7°56'16.6"W
UTM
29T 590143 4471164
w3w 
///calorosa.pulgões.vexado
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade

+ 11

Dificuldade
moderado
Distância
13,5 km
Duração
3:50 h
Desnível acumulado positivo
290 m
Desnível acumulado negativo
290 m
Ponto mais alto
375 m
Ponto mais baixo
242 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 9 Waypoints
  • 9 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.