Caminhada

PR2 OLR - Caminho do Xisto de Álvaro - Mui Nobre Villa

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • PR2 OLR - Caminho do Xisto de Álvaro - Mui Nobre Villa
    PR2 OLR - Caminho do Xisto de Álvaro - Mui Nobre Villa
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 600 500 400 300 7 6 5 4 3 2 1 km
Com 7,3 km, o Caminho do Xisto de Álvaro - Mui nobre Villa  é um percurso circular com início e fim junto à igreja Matriz.
Distância 7,3 km
2:30 h
332 m
333 m
630 m
327 m
Com início no miradouro mais próximo da igreja Matriz de Álvaro, o Caminho do Xisto de Álvaro - Mui nobre Villa vai levá-lo pelas encostas envolventes, reservando para o final uma das mais belas vistas sobre a aldeia. Trata-se de um percurso circular com 7,3 km com partida e chegada no miradouro sobre o Rio Zêzere, junto à Igreja Matriz ou Igreja de São Tiago.

Conselho do autor

Visite o vasto e belíssimo património religioso de Álvaro e contemple a paisagem sobre o Rio Zêzere no miradouro junto à Igreja Matriz.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto.

Foto do perfil de Andreia Gonçalves - ADXTUR
Autor
Andreia Gonçalves - ADXTUR
Atualizado: 15.12.2020
Ponto mais alto
630 m
Ponto mais baixo
327 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Oleiros: (+351) 272 682 311

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 647 700 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

O Vale do Zêzere deslumbra pela sua imponente paisagem e é o rio que surpreende pelo seu profundo traçado sinuoso que resulta de um processo de meandrização. Os Meandros do Rio Zêzere, um dos geo sítios do Geopark Naturtejo classificado pela UNESCO, transformam este num dos mais belos vales fluviais portugueses.

A região envolvente reveste-se também de interesse ecológico. A Mata de Álvaro sempre teve um valor excecional, nomeadamente como amostra caracterizadora de vegetação espontânea de natureza climática. Pelas encostas íngremes circundantes, são evidentes as monoculturas de pinheiro bravo. Vale também a pena seguir sem destino uma miríade de caminhos rurais. A descoberta de recantos paradisíacos no fundo dos profundos barrancos é garantida.

A ocupação do solo revela que a olivicultura sempre foi uma das atividades agrícolas com maior expressão na freguesia, pelo que a oliveira se apresenta como um elemento marcante desta paisagem rural.

Esta é uma das aldeias brancas da Rede das Aldeias do Xisto, uma vez que o casario é maioritariamente rebocado e pintado, evidenciando que a agora aldeia, pertencente a Oleiros, já foi uma mui nobre “villa” e sede de concelho. Esta freguesia é também marcada pela existência de Caminhos de Santiago e pelo seu espólio religioso de exceção. A Capela da Misericórdia, por exemplo, classifica-se como Imóvel de Valor Concelhio.

Gastronomia

- Sopa de Peixe

- Peixe Frito do Rio (Achigã)

- Cabrito Estonado

- Maranhos

- Aguardente de Medronho

- Bolo de Mel

- Vinho Callum

Início

Igreja Matriz de Álvaro (367 m)
Coordenadas:
GD
39.975826, -7.965921
GMS
39°58'33.0"N 7°57'57.3"W
UTM
29S 588300 4425586
w3w 
///aguardente.resolvedores.pinhos
Mostrar no mapa

Destino

Igreja Matriz de Álvaro

Itinerário

Com início no miradouro junto à igreja Matriz de Álvaro (Igreja de S. Tiago), este Caminho do Xisto vai levar-nos pelas encostas junto à aldeia, com passagem em Longra. Caminhando pelas ruas de Álvaro, vamos em direção à Capela de Sto. António, mas mesmo antes desta, cortamos para a Capela de S. Sebastião. Estamos agora no vale da Ribeira de Alvelos, rodeados de oliveiras seculares.

Quando chegamos à ribeira, avistamos uma bela ponte de origem romana, que ainda hoje é local depassagem dos habitantes de Álvaro a caminho das suas terras de cultivo. Logo à frente, ainda é possível avistar um conjunto de azenhas em ruínas junto à ribeira. Caminhando por entre pinheiros, eucaliptos, alguns sobreiros e carvalhos vamos subir em direção a Longra, passando pelas ruínas da Capela de S. Pedro. Antes de chegar à Longra, encontramos a Capela de Sto. António, mais uma das muitas capelas existentes nesta zona.

Vamos seguir pela rua principal da Aldeia e depois começamos a descer em direção a Álvaro. A descida é, por vezes, sinuosa, mas a paisagem sobre esta Aldeia do Xisto é maravilhosa com o Rio Zêzere como pano de fundo. Mesmo antes de chegar a Álvaro passamos novamente a Ribeira de Alvelos no local onde antigamente se lavava a roupa e tomava banho.

Ao chegar a Álvaro, não deixe de visitar o vasto e belíssimo património religioso da Aldeia, e mais uma vez contemplar a paisagem sobre o Rio Zêzere no miradouro junto à Igreja matriz.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
39.975826, -7.965921
GMS
39°58'33.0"N 7°57'57.3"W
UTM
29S 588300 4425586
w3w 
///aguardente.resolvedores.pinhos
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Distância
7,3 km
Duração
2:30 h
Desnível acumulado positivo
332 m
Desnível acumulado negativo
333 m
Ponto mais alto
630 m
Ponto mais baixo
327 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.