Do Rio Cavalos ao Mondego tem início em Sevilha. O percurso leva-o a admirar quedas de água e a conhecer pontos icónicos da região, como a Pedra da Sé e a Via Romana.
moderado
Distância 11,5 km
Duração3:35 h
Desnível acumulado positivo270 m
Desnível acumulado negativo270 m
Ponto mais alto253 m
Ponto mais baixo132 m
O Caminho do Xisto de Sevilha - Do Rio Cavalos ao Mondego tem início em Sevilha, junto à antiga escola primária. Descendo em direção ao rio atravesse-o pela ponte, o que permite admirar as quedas de água e alguns moinhos. Siga depois por entre matas e terrenos de cultivo, até à Pedra da Sé, um enorme aglomerado granítico que oferece uma vista privilegiada sobre o rio Mondego e toda a paisagem circundante. Descendo em direção às margens do rio Mondego, passe pela Via Romana, continuando depois ao longo desta. Deixando para trás o rio Mondego por um estradão que conduz aos trilhos junto à margem do rio Cavalos, passa por pequenas pontes de madeira, grandes penedos e pequenas grutas, vestígios de moinhos de água e sistemas de irrigação utilizados noutros tempos. Quase sem se aperceber, está de volta aos pastos e caminhos que o levam de regresso a Sevilha.
Conselho do autor
Aprecie as vistas sobre o rio Mondego, as quedas de água e conheça a Pedra da Sé e a Via Romana.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Durante todo o percurso, usufruímos das magníficas paisagens ao longo das margens do rio Cavalos e do rio Mondego. No rio Cavalos, as cascatas e quedas de água são uma constante quando o caudal deste afluente do Mondego aumenta e ultrapassa o canal habitual. Os aglomerados de pedras graníticas surgem várias vezes neste percurso, criando grutas e ótimos abrigos para os pastores, sendo a Pedra da Sé o melhor exemplo desta expressão da natureza. É um ótimo miradouro sobre o rio Mondego e o espelho de água criado pela Barragem da Aguieira. Pinheiros, sobreiros, cedros e carvalhos abundam nesta área, onde aves como o pica-pau e milhafre fazem das margens dos rios o seu habitat, assim como as raposas, coelhos e javalis. Sevilha é uma pequena aldeia da freguesia e concelho de Tábua, marcada pelo casario antigo de arquitetura vernácula e ruas de calçada portuguesa. Sobressaem à vista a passagem do rio Cavalos e a bela cascata, os antigos moinhos e a ponte medieval. Por aqui passa o rio Cavalos, que desde Touriz vem até Tábua para desaguar no rio Mondego. São admiráveis as matas que, descendo até ao vale fértil, circunscrevem a paisagem em tonalidades de verde.
Pontos de interesse
- Via Romana
- Pedra da Sé
Início
Antiga escola primária de Sevilha - Latitude 40°22'49.06"N Longitude - 8° 1'6.52"W (172 m)
Antiga escola primária de Sevilha - Latitude 40°22'49.06"N Longitude - 8° 1'6.52"W
Itinerário
O Caminho do Xisto de Sevilha - Do Rio Cavalos ao Mondego tem início em Sevilha, junto à antiga escola primária. Da sua varanda tem uma vista sobre a aldeia, o rio Cavalos e os campos agrícolas do vale. Descendo em direção ao rio, atravesse-o pela ponte e admire as quedas de água e alguns moinhos. Deixe a aldeia por caminhos junto aos terrenos agrícolas onde se podem ver rebanhos a pastar. Siga depois por entre matas e terrenos de cultivo até à Pedra da Sé, enorme aglomerado granítico que oferece uma vista privilegiada sobre o rio Mondego e toda a paisagem circundante. Descendo em direção às margens do rio Mondego, passe pela Via Romana, um magnífico exemplar do património concelhio classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990. Seguindo junto às margens passe por terrenos outrora cultivados, estruturados em socalcos suportados por muros de pedra. Deixando para trás o rio Mondego suba em direção ao planalto, encontrando pelo caminho algumas ruínas de casas de habitação. Aqui, consoante a estação do ano, a paleta de cores e cheiros abre-se e oferece uma grande variedade de odores a flores campestres. Siga agora por um estradão que o levará aos trilhos junto à margem do rio Cavalos. Passe por pequenas pontes de madeira contemplando o pequeno leito. Depois vêm grandes penedos e pequenas grutas para contornar, bem como vestígios de moinhos de água e sistemas de irrigação utilizados noutros tempos. Quase sem se aperceber, está de volta aos pastos e caminhos que o levam de regresso a Sevilha.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade