PR3 CTB - Caminho do Xisto de Sarzedas - Nos poços mineiros
Conselho do autor
Observe a flora e a fauna. Viva o presente e o passado nas paisagens agrícolas e mineiras. Na Primavera, encante-se com as cores do Vale da Santa.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto.
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva tenha especial ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Contactos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
GNR Castelo Branco: (+351) 272 340 900
ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
Antiga vila e sede de concelho, Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico atribuído. O Pelourinho, o Largo, as igrejas e capelas, sobressaem numa malha urbana com casas de belo traçado e volumes grandiosos, que atestam a presença marcante da História. No Alto de São Jacinto, junto à Igreja Matriz, o Campanário com a sua Torre Sineira ergue-se sobre a aldeia.
Ao longo de todo o percurso, pode observar variadas espécies de plantas características da flora mediterrânica, entre as quais oliveiras, sobreiros, carvalhos, medronheiros, vinhas, urzes, rosmaninho e estevas, assim como pequenas plantas herbáceas que tornam a Primavera muito mais colorida. No Outono e na Primavera, encontra uma grande variedade de cogumelos silvestres.
O percurso é feito numa zona absolutamente rural sendo, por isso, comuns as hortas e terrenos agrícolas cultivados, sobretudo próximos dos cursos de água. Nalguns casos encontram-se árvores com séculos de história para contar. Depois de um forte investimento na atividade cinegética pelas entidades locais, pode encontrar com frequência espécies como o coelho, a perdiz, a raposa e o javali, ou mesmo algumas aves de rapina.
Merece destaque o Vale da Santa que, na Primavera, se enche de cor, com muitas flores, numa paisagem relaxante. A paisagem é também marcada por cursos de água, como o rio Ocreza e as ribeiras do Alvito e da Magueija, e pelas Minas de Volfrâmio, sendo possível encontrar as ruínas do edifício da lavagem do minério, assim como os poços de extração.
Gastronomia
- Cabrito
- Maranhos
- Enchidos
- Azeite (tibornas)
- Vinho
- Mel
- Tigeladas
- Arroz doce
- Bolos secos
- Filhós
Início
Destino
Itinerário
Coordenadas
Estatísticas
- 7 Pontos de interesse
- 7 Pontos de interesse
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade