Caminhada rota recomendada

PR3 PPS - Caminho do Xisto da Barragem de Santa Luzia

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Barragem de Santa Luzia
    Barragem de Santa Luzia
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 750 700 650 600 8 6 4 2 km
Este Caminho do Xisto começa no Casal da Lapa e segue para o paredão da Barragem de Santa Luzia, em direção a Vidual de Cima.
moderado
Distância 9,7 km
3:20 h
381 m
381 m
789 m
630 m
Este Caminho do Xisto começa no Casal da Lapa, Pampilhosa da Serra, e segue para o paredão da Barragem de Santa Luzia. Seguimos depois junto às margens da albufeira em direção a Vidual de Cima. Quando deixamos as margens, o percurso divide-se. Seguimos pela esquerda e vamos passar por cima do Vidual de Cima. Descemos para a ribeira passamos pelas ruínas de um lagar de azeite e de alguns moinhos de água até que chegamos ao Poço do Caldeirão. Mais à frente, e antes de descermos para a ribeira, encontramos a variante PR 3.1 PPS que vai para o Vidual de Cima. Seguimos junto à ribeira, depois para o Vidual de Cima e continuamos por uma zona de pinhal. Estamos novamente no ponto de divisão do percurso. Agora, é só seguir o caminho que fizemos até este ponto.

Conselho do autor

Observe os afloramentos quartzíticos de Santa Luzia que rodeiam a Barragem de Santa Luzia e deslumbre-se com as paisagens que acompanham o percurso.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Catarina Almeida - ADXTUR
Autor
Catarina Almeida - ADXTUR
Atualizado: 18.02.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
789 m
Ponto mais baixo
630 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Pampilhosa da Serra: (+351) 235 590 100

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

Os afloramentos quartzíticos de Santa Luzia integram uma grande crista quartzítica que atravessa o país de Noroeste para Sudoeste, e que marca profundamente a paisagem em locais como a Serra do Buçaco, as cristas que marginam o Tejo na Beira Baixa, o Marvão, e passando aqui bem perto pelo Cabril do Ceira, Penedos de Góis e Penedos de Fajão. Estes afloramentos revestem se de um grande valor estético e constituem um importante corredor de dispersão de espécies da flora e da fauna que aqui encontram o seu habitat de eleição. Santa Luzia possui uma flora diversificada associada ao habitat rochoso. De referir ainda a importância da Ribeira de Unhais, a jusante da Barragem de Santa Luzia, pela presença de uma galeria ribeirinha bem conservada ainda com extensas linhas dominadas pelo amieiro e com outras espécies com elevado interesse para a conservação como o azereiro. As fragas rochosas e as áreas de matos baixos que rodeiam Santa Luzia fornecem áreas de abrigo, nidificação e alimentação para aves como andorinha-das-rochas, andorinha-daurica, melro-azul, melro-das-rochas, sombria, papa-amoras, bufo-pequeno.

 

Gastronomia

- Maranho

- Chanfana

- Cabrito

- Tigelada

- Arroz Doce

Início

O percurso principal PR 3 PPS parte e chega do café, situado junto à albufeira da Barragem de Santa Luzia, no Casal da Lapa. A variante (PR 3.1 PPS) diverge do PR3 PPS no final da Rua Grande do Vidual de Cima e encontra-se novamente com o PR3 PPS junto ao Poço do Caldeirão. (673 m)
Coordenadas:
GD
40.089833, -7.851950
GMS
40°05'23.4"N 7°51'07.0"W
UTM
29T 597869 4438359
w3w 
///concedidos.aguente.geadas
Mostrar no mapa

Destino

O percurso principal PR 3 PPS parte e chega do café, situado junto à albufeira da Barragem de Santa Luzia, no Casal da Lapa. A variante (PR 3.1 PPS) diverge do PR3 PPS no final da Rua Grande do Vidual de Cima e encontra-se novamente com o PR3 PPS junto ao Poço do Caldeirão.

Itinerário

O Caminho do Xisto da Barragem de Santa Luzia sai do Casal da Lapa e segue em direção ao paredão da Barragem de Santa Luzia, que se encontra encaixado num enorme penedo quartzítico de grande beleza. O percurso atravessa o paredão e segue junto às margens da albufeira em direção a Vidual de Cima. Quando deixamos as margens da albufeira o percurso divide-se. Seguimos pela esquerda e, mais à frente, atravessamos a estrada de alcatrão. Estamos agora por cima do Vidual de Cima, de onde temos uma excelente vista. Começamos a descer e, mais à frente, chegamos às ruínas de um lagar de azeite junto à Ribeira. Seguimo-la e passamos por várias ruínas de moinhos de água até que chegamos junto ao Poço do Caldeirão. Aqui encontramos uma pequena queda de água, que nos convida a tomar um banho nas suas águas cristalinas. Um pouco mais à frente, e antes de descer para junto da ribeira, encontramos a variante PR3.1 PPS, que segue para o Vidual de Cima. Junto a uma ponte antiga conseguimos ver os muros que ladeavam a ribeira e que, nos dias de hoje, ficam por vezes submersos pelas águas da albufeira. Subimos agora para o Vidual de Cima. Ao chegarmos vamos encontrar novamente a variante PR3.1 PPS. Seguindo para a linha de água, saímos do Vidual de Cima por uma zona de pinhal. Este caminho leva-nos até ao ponto de divisão do percurso. Agora é só seguir o caminho que fizemos até este ponto. Descemos para junto das margens da albufeira, caminhando junto à água até ao paredão da barragem. Atravessamos o paredão e chegamos ao Casal da Lapa.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.089833, -7.851950
GMS
40°05'23.4"N 7°51'07.0"W
UTM
29T 597869 4438359
w3w 
///concedidos.aguente.geadas
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
9,7 km
Duração
3:20 h
Desnível acumulado positivo
381 m
Desnível acumulado negativo
381 m
Ponto mais alto
789 m
Ponto mais baixo
630 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 3 Waypoints
  • 3 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.