Caminhada rota recomendada

PR4VLR Caminho do Xisto de Água Formosa À descoberta das Ribeiras

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Foto: Rafael Romano, Aldeias do Xisto
À Descoberta das Ribeiras estende-se ao longo dos antigos trilhos utilizados por moleiros e agricultores para chegarem às azenhas e campos junto às ribeiras da Galega e da Valada.
fácil
Distância 6,8 km
2:50 h
211 m
211 m
326 m
220 m
O Caminho do Xisto de Água Formosa – À Descoberta das Ribeiras é um percurso circular de 7,43 km com pequenos relevos acessíveis ao visitante. Estende-se ao longo dos antigos trilhos dos moleiros e dos agricultores quando se dirigiam às azenhas e aos matos envolventes das ribeiras da Galega e da Valada. O caminho segue junto à ribeira conduzindo-nos a um antigo lagar de azeite, passando por levadas e açudes. A partir deste ponto e até à aldeia de Vilar Chão, seguimos por uma mancha de pinheiros unindo novamente ao caminho que já tínhamos percorrido quando saímos da Aldeia do Xisto de Água Formosa.

Conselho do autor

Aprecie a galeria ribeirinha de grande beleza e visite as conheiras, testemunhas das antigas explorações auríferas.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Catarina Almeida - ADXTUR
Autor
Catarina Almeida - ADXTUR
Atualizado: 18.02.2020
Dificuldade
fácil
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
326 m
Ponto mais baixo
220 m
Melhor época do ano
jan.
fev.
mar.
abr.
mai.
jun.
jul.
ago.
set.
out.
nov.
dez.

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Vila de Rei: (+351) 274 890 030

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

A Aldeia do Xisto de Água Formosa, pertencente ao concelho de Vila de Rei e situada num vale junto às margens da ribeira da Galega, caracteriza-se pelo núcleo de casas de xisto separadas por ruas estreitas. Nos últimos anos, tem-se assistido ao desenvolvimento da aldeia, através da recuperação e construção de muitas casas e do empedrado das ruas. Além do elevado interesse da paisagem natural são também dignas de menção as conheiras, testemunhas das antigas explorações auríferas que remontam ao tempo da ocupação romana. Sendo Água Formosa a Aldeia do Xisto mais próxima de Lisboa, pode considerar-se como a verdadeira porta de entrada para o misterioso e surpreendente território do xisto.Água Formosa alberga uma galeria ribeirinha de grande beleza, onde se destacam os amieiros, choupos e os salgueiros, em sintonia com outras espécies características da flora mediterrânica, tais como o medronheiro, a murta, a gilbadeira, o pilriteiro, a aroeira, o rosmaninho, a esteva, o sargaço e o estêvão. Paralelamente a esta flora, a área circundante apresenta ainda um conjunto de vegetação associada a afloramentos rochosos de notável dimensão, bem como a que podemos encontrar junto aos açudes, azenhas e levadas ao longo de toda a Ribeira da Galega. No que respeita à fauna, podemos encontrar o emblemático guarda-rios, bem como o tímido esquilo-vermelho que encontrou na região ótimas condições para o seu habitat. Todo o local oferece excelentes condições para a observação de aves.

Gastronomia

- Sopa de Peixe

- Migas

- Maranhos

- Bucho Recheado

- Cabrito Assado

- Bacalhau à Cobra

- Cozido à Portuguesa

- Enchidos

- Tigeladas

Início

Estacionamento norte de Água Formosa coordenadas - 39º 38' 6'' N; 8º 5' 56'' W (236 m)
Coordenadas:
GD
39.634834, -8.098866
GMS
39°38'05.4"N 8°05'55.9"W
UTM
29S 577329 4387616
w3w 
///amoitando.fixada.ocorra
Mostrar no mapa

Destino

Estacionamento norte de Água Formosa coordenadas - 39º 38' 6'' N; 8º 5' 56'' W

Itinerário

O Caminho do Xisto de Água Formosa – À Descoberta das Ribeiras aproveita os antigos trilhos dos moleiros e agricultores que, num passado ainda recente, conduziam às azenhas e aos matos envolventes, às ribeiras da Galega e da Valada. Saindo da Aldeia do Xisto de Água Formosa, caminhamos junto à Ribeira da Galega seguindo este belo curso de água para montante. No caminho, passamos por uma Fonte, que ainda hoje é usada pela população, e por alguns afloramentos rochosos de razoável dimensão. Mais à frente, junto à linha de água, seguimos uma levada que nos leva a um açude onde se podem ver as ruínas de uma azenha. O caminho segue sempre junto à ribeira conduzindo-nos até um antigo lagar de azeite que servia a população local. A partir deste ponto e até à aldeia de Vilar Chão, o percurso segue à sombra de uma mancha de pinheiros, mas sempre com a Ribeira da Valada por perto. Seguindo o antigo caminho, que unia Vilar Chão e Água Formosa, encontramos ainda uma outra fonte antes de tomar o caminho que já tínhamos percorrido e chegarmos novamente a Água Formosa. Este Caminho do Xisto é um percurso circular, mais ou menos plano, com 7,43 km e pequenos relevos acessíveis ao visitante. Em cada recanto encontrará fortes motivos de fruição de uma natureza que convida à contemplação.

Coordenadas

GD
39.634834, -8.098866
GMS
39°38'05.4"N 8°05'55.9"W
UTM
29S 577329 4387616
w3w 
///amoitando.fixada.ocorra
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
fácil
Distância
6,8 km
Duração
2:50 h
Desnível acumulado positivo
211 m
Desnível acumulado negativo
211 m
Ponto mais alto
326 m
Ponto mais baixo
220 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 6 Pontos de interesse
  • 6 Pontos de interesse
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.