PR7 CTB - Caminho do Xisto de Martim Branco - Rota dos Lagares
Conselho do autor
Embarque nesta viagem ao passado e deixe a imaginação levá-lo ao quotidiano que, antigamente, aqui se vivia. Consegue ouvir o ruído das engrenagens?
Reserve a sua estadia, experiência ou refeição em Book in Xisto.
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Contatos úteis
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
GNR: (+351) 272 340 900
ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873
Dicas e sugestões
O cultivo da oliveira, a colheita da azeitona e a sua transformação em azeite é uma atividade ancestral e muito presente neste percurso, que passa pelos lagares de varas de Almaceda e Rochas de Cima. Com passagem pela fonte de mergulho na aldeia do Violeiro, o percurso termina em Almaceda, onde, nos meses de calor, pode usufruir do jardim ribeirinho e da Praia Fluvial. As margens da ribeira são ricas em flora e fauna. O pinheiro, o sobreiro, a azinheira, a oliveira, a carqueja, o rosmaninho, o tojo e a giesta cobrem os terrenos e servem de refúgio a raposas, coelhos ou lebres, perdizes, tordos, tentilhões, pintassilgos, codornizes, cucos ou cotovias.
Gastronomia
- Cabrito no forno
- Queijo à cabreira
- Maranhos
- Filhós
- Tigelada
- Azeite
- Enchidos
Perguntas & Respostas
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade