A Rota do Rio Unhais dá-lhe a conhecer as paisagens deslumbrantes que rodeiam este curso de água e onde o silêncio é quebrado apenas pelo som da água e pelo chilrear dos pássaros.
moderado
Distância 18,6 km
Duração5:00 h
Desnível acumulado positivo553 m
Desnível acumulado negativo810 m
Ponto mais alto709 m
Ponto mais baixo383 m
O Caminho do Xisto da Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais é um percurso em formato linear, que se inicia na Pampilhosa da Serra, seguindo em direção a Este por uma levada, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. Desde o início, é possível encontrar vestígios de alguns moinhos que outrora moíam milho e centeio produzido nas encostas férteis do rio Unhais, que quase sempre o acompanha. Ao longo dos trilhos, onde vai encontrar uma paisagem selvagem, o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. O percurso leva-o até à Foz do Ribeiro, ao Cabril, ao Vale Grande, onde pode contemplar as imponentes cristas quartzíticas, que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia. O percurso sobe depois até à Capela de Santa Luzia, onde se encontra um miradouro, de onde é possível contemplar a bela paisagem sobre a albufeira da barragem. Segue depois para o Casal da Lapa, junto à Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia.
Conselho do autor
Admire as paisagens proporcionadas pelo rio Unhais e as cristas quartzíticas que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
O rio Unhais rodeia-se de paisagens paradisíacas, cujo expoente máximo se pode ver junto ao imponente paredão da Barragem de Santa Luzia. A sul do paredão, a suavidade do terreno na localidade de Vale Grande, contrasta com o agreste da zona circundante. O Cabril, por si, é já um emaranhado de ruas numa encosta com declive acentuado, trazendo uma beleza particular. Em certos locais, o aspeto de varanda é acentuado, mostrando panoramas deslumbrantes.
O Caminho do Xisto da Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais é um percurso em formato linear, seguindo em direção a este por uma levada, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. A primeira aldeia que vai encontrar é a aldeia da Ereira. Desde o início do percurso, é possível encontrar vestígios de alguns moinhos que outrora moíam o milho e centeio produzidos nas encostas férteis do rio Unhais, que acompanha quase todo o percurso. Ao longo dos trilhos, onde vai encontrar uma paisagem selvagem, o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. A vista é imaculada, com poucos vestígios de civilização nas proximidades, até chegar ao lugar da Foz do Ribeiro. Nesta aldeia, está bem marcada a utilização do xisto na arquitetura, pedra presente em toda a sua edificação, com a arte ancestral da sua sobreposição. Subindo, por trilhos e veredas, até à aldeia do Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, perca-se na imensidão do horizonte. Segue depois para Este, passando a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode contemplar-se a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia. O percurso sobe depois até à Capela de Santa Luzia, onde se encontra um miradouro, de onde é possível contemplar a bela paisagem sobre a albufeira da barragem. O percurso, daqui, desce até a Barragem de Santa Luzia, uma das mais antigas de Portugal, tendo sido inaugurada em 1942. Tem 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros. Passando o dique da barragem, chega ao lugar de Casal da Lapa, junto da Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade