Caminhada rota recomendada

PR8 PPS Caminho do Xisto da Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais

Caminhada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Rio Unhais
    Rio Unhais
    Foto: Catarina Almeida - ADXTUR, Aldeias do Xisto
m 700 600 500 400 300 18 16 14 12 10 8 6 4 2 km
A Rota do Rio Unhais dá-lhe a conhecer as paisagens deslumbrantes que rodeiam este curso de água e onde o silêncio é quebrado apenas pelo som da água e pelo chilrear dos pássaros.
moderado
Distância 18,6 km
5:00 h
553 m
810 m
709 m
383 m
O Caminho do Xisto da Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais é um percurso em formato linear, que se inicia na Pampilhosa da Serra, seguindo em direção a Este por uma levada, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. Desde o início, é possível encontrar vestígios de alguns moinhos que outrora moíam milho e centeio produzido nas encostas férteis do rio Unhais, que quase sempre o acompanha. Ao longo dos trilhos, onde vai encontrar uma paisagem selvagem, o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. O percurso leva-o até à Foz do Ribeiro, ao Cabril, ao Vale Grande, onde pode contemplar as imponentes cristas quartzíticas, que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia. O percurso sobe depois até à Capela de Santa Luzia, onde se encontra um miradouro, de onde é possível contemplar a bela paisagem sobre a albufeira da barragem. Segue depois para o Casal da Lapa, junto à Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia.

Conselho do autor

Admire as paisagens proporcionadas pelo rio Unhais e as cristas quartzíticas que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Foto do perfil de Catarina Almeida - ADXTUR
Autor
Catarina Almeida - ADXTUR
Atualizado: 14.12.2020
Dificuldade
moderado
Técnica
Esforço
Ponto mais alto
709 m
Ponto mais baixo
383 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Pampilhosa da Serra: (+351) 235 590 100

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

Dicas e sugestões

O rio Unhais rodeia-se de paisagens paradisíacas, cujo expoente máximo se pode ver junto ao imponente paredão da Barragem de Santa Luzia. A sul do paredão, a suavidade do terreno na localidade de Vale Grande, contrasta com o agreste da zona circundante. O Cabril, por si, é já um emaranhado de ruas numa encosta com declive acentuado, trazendo uma beleza particular. Em certos locais, o aspeto de varanda é acentuado, mostrando panoramas deslumbrantes.

Gastronomia

- Maranho

- Cabrito

- Chafana

- “Bacalhau da Couvada”

- Tigelada

- Bolo de Azeite

- Bolo de Mel

- Arroz Doce (leite de cabra)

Início

Pampilhosa da Serra (669 m)
Coordenadas:
GD
40.090100, -7.852000
GMS
40°05'24.4"N 7°51'07.2"W
UTM
29T 597865 4438389
w3w 
///televisões.despe.alvoroçar
Mostrar no mapa

Destino

Casal da Lapa

Itinerário

O Caminho do Xisto da Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais é um percurso em formato linear, seguindo em direção a este por uma levada, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. A primeira aldeia que vai encontrar é a aldeia da Ereira. Desde o início do percurso, é possível encontrar vestígios de alguns moinhos que outrora moíam o milho e centeio produzidos nas encostas férteis do rio Unhais, que acompanha quase todo o percurso. Ao longo dos trilhos, onde vai encontrar uma paisagem selvagem, o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. A vista é imaculada, com poucos vestígios de civilização nas proximidades, até chegar ao lugar da Foz do Ribeiro. Nesta aldeia, está bem marcada a utilização do xisto na arquitetura, pedra presente em toda a sua edificação, com a arte ancestral da sua sobreposição. Subindo, por trilhos e veredas, até à aldeia do Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, perca-se na imensidão do horizonte. Segue depois para Este, passando a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode contemplar-se a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que servem de suporte à Barragem de Santa Luzia. O percurso sobe depois até à Capela de Santa Luzia, onde se encontra um miradouro, de onde é possível contemplar a bela paisagem sobre a albufeira da barragem. O percurso, daqui, desce até a Barragem de Santa Luzia, uma das mais antigas de Portugal, tendo sido inaugurada em 1942. Tem 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros. Passando o dique da barragem, chega ao lugar de Casal da Lapa, junto da Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.090100, -7.852000
GMS
40°05'24.4"N 7°51'07.2"W
UTM
29T 597865 4438389
w3w 
///televisões.despe.alvoroçar
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
18,6 km
Duração
5:00 h
Desnível acumulado positivo
553 m
Desnível acumulado negativo
810 m
Ponto mais alto
709 m
Ponto mais baixo
383 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 5 Waypoints
  • 5 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.