Canoagem

Sob o Signo do Cabril I [GR33 - GRZ: Canoagem]

Canoagem · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Rio Zêzere
    / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Rio Zêzere
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
  • / Sob o Signo do Cabril: Álvaro > Área de Descanso de Frazumeira [GR33 - GRZ: Etapa 4]
    Foto: Diogo Martins, Aldeias do Xisto
  • / Sob o Signo do Cabril: Área de Descanso de Felgueiras > Álvaro [GR33 - GRZ: Etapa 3]
    Foto: Diogo Martins, Aldeias do Xisto
  • / Sob o Signo do Cabril: Área de Descanso de Felgueiras > Álvaro [GR33 - GRZ: Etapa 3]
    Foto: Diogo Martins, Aldeias do Xisto
  • / Sob o Signo do Cabril: Área de Descanso de Felgueiras > Álvaro [GR33 - GRZ: Etapa 3]
    Foto: Diogo Martins, Aldeias do Xisto
  • / Aldeia do Xisto de Álvaro
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 600 500 400 300 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 km
Com 20,6 Km, este percurso faz a transição dos rápidos para águas mais plácidas, já sob a influência da albufeira da barragem do Cabril.
20,6 km
4:15 h
39 m
46 m
Com 20,6 Km, este percurso faz a transição dos rápidos para águas mais plácidas, já sob a influência da albufeira da barragem do Cabril, na Aldeia do Xisto de Álvaro, onde termina este troço. Aproveite para contemplar e desfrutar sem pressas da paisagem. A frescura aliada ao som forte da água que vence os açudes, ilustrados com apontamentos da história rural, fazem deste percurso um dos mais pitorescos da região. As construções rurais, como as levadas, açudes e a azenha, todas elas em pedra, atestam que este é um lugar que já foi outrora marcado pela presença humana, nas suas habituais vivências quotidianas, revelando uma miríade de encantos.

Conselho do autor

Não pode deixar de visitar a maravilhosa aldeia de Álvaro, com a sua Loja Aldeias do Xisto, e o importantíssimo património religioso, que se pode desfrutar através do percurso das capelas.

Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 10.01.2021
Ponto mais alto
309 m
Ponto mais baixo
262 m

Informação de segurança

Classificação/Navegabilidade do Rio

Grau 1

a) Águas calmas e águas com ligeira corrente, com uma velocidade máxima de 4km/h, sem dificuldade de navegação.

b) Águas correntes com velocidade variando entre os 4km/h e os 10 km/h e sem qualquer obstáculo c) Quando a corrente é superior a 10km/h e se encontram pequenas dificuldades que exigem atenção aos canoístas. É aconselhável o uso de colete salva-vidas

 

Grau 2 Algumas dificuldades, com correntes, pequenas represas e rápidos fáceis. É aconselhável o uso de colete salva-vidas e capacete de proteção.

 

Grau 3 Navegação difícil. Corrente viva e rápidos fortes que exigem domínio da embarcação. É aconselhável o uso de embarcação apropriada. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e capacete de proteção.

 

Grau 4 Muito difícil, mas sem perigo para canoístas bem treinados. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e capacete de proteção.

 

Grau 5 Navegação extremamente difícil e perigosa. Só para canoístas perfeitamente treinados e preparados. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e capacete de proteção.

 

Grau 6 Intransponível. Impraticável. Sem possibilidade de navegação.

Mais informações e links

Em Cambas, o Zêzere empresta um pouco da sua beleza à praia fluvial, situada na margem direita e resguardada por serras cobertas de pinhais. Outro dos atrativos da praia fluvial é o açude, com uma cascata que transmite toda a frescura do rio. A Ponte de Cambas, situada a montante, é outro ponto emblemático que marca de forma indelével a paisagem envolvente. Vale ainda a pena visitar a antiga Igreja Matriz, na qual se destacam os altares em talha, oito painéis de azulejos moçárabes atribuídos ao século XVI e algumas imagens e figuras emblemáticas, como a do Sagrado Coração de Jesus e a “carranca do púlpito”.

A alvura do casario atesta a importância histórica desta que já foi uma “villa” nobre, outrora sede de concelho, sinal de um estatuto herdado desde tempos remotos. Álvaro é hoje uma das aldeias brancas da Rede das Aldeias do Xisto. Elemento essencial a toda a paisagem, o rio deu também origem à praia fluvial, com condições propícias à prática de diversas atividades desportivas e de lazer como pesca, canoagem, passeios de barco e aluguer de gaivotas. É obrigatório percorrer o circuito religioso da Aldeia.

Início

Estação Intermodal de Cambas Latitude – 40° 0'46.55"N; Longitude – 7°50’50"O (296 m)
Coordenadas:
DD
40.012653, -7.846112
DMS
40°00'45.6"N 7°50'46.0"W
UTM
29T 598478 4429799
w3w 
///escrevendo.portais.gaveta

Destino

Estação Intermodal de Álvaro Latitude – 39°58'39.40"N; Longitude – 7°57’39.99"O

Instruções

Estas instruções aplicam-se ao rio com um caudal médio. No inverno mantêm-se os rápidos ao longo deste troço. Atenção as algumas árvores na margem cujos troncos entram pelo rio. Há várias curvas, acelerações e açudes que garantem a diversão dos saltos e das ondas estáticas.

 

D1. Cerca de 510 m depois do início (Praia Fluvial de Cambas) passagem por debaixo da ponte de Cambas.

 

D2. Cerca de 140 m depois açude com passagem no centro (verificar a existência ou não de retornos). Passagem por “terra” em ambas as margens. Grau 1+.

 

D3. Logo de seguida pequenos rápidos com cerca de 250 m com passagem no centro/direita. Passagem por “terra” na margem direita. Grau 1+.

 

D4. Cerca de 430 m depois pequeno rápido com passagem pelo centro/direita. Passagem por “terra” pela margem direita. Grau 2-.

 

D5. Cerca de 180 m depois rápido com pequeno açude partido com passagem pelo lado esquerdo. Passagem por “terra” na margem esquerda. Grau2+.

 

D6. Cerca de 30 m depois pequena aceleração com passagem a meio rio pelo local de fluxo da água. Passagem por “terra” na margem direita. Grau1+.

 

D7. Cerca de 500 m depois novo pequeno rápido com passagem pelo lado direito. Passagem por “terra” em ambas as margens. Grau 1+.

 

D8. Cerca de 230 m depois sucessão de pequenos rápidos com passagem pela margem direita. Passagem por “terra” em ambas as margens. Grau 1+.

 

D9. Cerca de 330 m depois nova sucessão de pequenos rápidos com pedras imersas passagem na margem direita. Passagem por “terra” em ambas as margens. Grau 1+ e 2 –.

 

D10. Cerca de 240 m depois nova sucessão, cerca de 800 m de pequenos rápidos com pedra imersa e passagem pela margem direita. Passagem por “terra” pela margem esquerda.

 

D11. Cerca de 600 m depois e após uma curva para a direita novo rápido com cerca de 300 m, em que se deve precaver duas situações:

a) com pouca água é mais perigoso devido à existência de muitas pedras imersas fazendo-se a entrada pelo lado esquerdo e cerca de 40 mts deve-se entrar para meio rio até ao fim. Grau 3-.

b) com mais água é menos perigoso devendo o percurso ser realizado do mesmo modo. Grau 2+.

A passagem por “terra” deve ser efetuada pela margem esquerda. Nota – Com mais ou menos água é relativo ao caudal de referência indicado no princípio.

Nota – A partir do local referenciado em D11 não existem mais locais com dificuldades até á parede da barragem do Cabril.

Nota


Todas as ocorrências para esta Rota

Coordenadas

DD
40.012653, -7.846112
DMS
40°00'45.6"N 7°50'46.0"W
UTM
29T 598478 4429799
w3w 
///escrevendo.portais.gaveta
Chegada por comboio, carro, a pé ou bicicleta

Rotas semelhantes por perto

 Estas sugestões foram criadas automáticamente.

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Você tem alguma dúvida sobre este conteúdo? Aqui é o lugar certo para fazer essa pergunta.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Seja o primeiro a avaliar e ajude outros usuários


Fotos da Comunidade


Segmento
20,6 km
Duração
4:15 h
Ascenção
39 m
descida
46 m

Estatísticas

  • 2D 3D
  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
Mapas e trilhas
: horas
 km
 m
 m
 m
 m
Mova as setas para alterar o recorte.