Ciclismo de estrada rota recomendada

Subida Épica: Castanheira de Pera - Trevim

Ciclismo de estrada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Subida Épica: Castanheira de Pera - Trevim
    Subida Épica: Castanheira de Pera - Trevim
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 1400 1200 1000 800 600 400 200 18 16 14 12 10 8 6 4 2 km Candal Casinha do Conde Casas de Campo Aldeia de Camelo Cerdeira Aldeia do Xisto de Casal Novo Poço Corga River Beach
Esta Subida Épica, com início em Castanheira de Pêra, leva-o a descobrir a vertente leste da Serra da Lousã terminando com a conquista do alto do Trevim.
Distância 19,4 km
6:30 h
710 m
40 m
1 187 m
476 m
O Alto de Trevim, nos seus 1200 metros de altitude, é um local especial para todos os habitantes da região da Serra da Lousã. Nos dias de boa visibilidade, é possível observar locais tão distantes como a Serra da Estrela, o Oceano Atlântico, a Serra da Gardunha e Marvão, já no Alentejo. A subida a partir de Castanheira de Pêra tem início numa rotunda 700 metros a norte da entrada na Praia das Rocas, local onde também há uma pequena ponte sobre a Ribeira de Pêra. Inicialmente, o percurso desenvolve-se entre casas de habitação e campos de cultivo, passando depois para a zona florestal, onde sobressai todo o esplendor da Serra da Lousã. No total, o percurso tem 19,2Km, com um desnível acumulado de 710 metros.

Conselho do autor

Na freguesia do Coentral, concelho de Castanheira de Pera, visite o Santo António da Neve e os antigos poços onde a neve era transformada em gelo.

Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.

Ponto mais alto
1 187 m
Ponto mais baixo
476 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Para descansar

Praia Fluvial de Poço Corga
BLUESKY By Camelo Casas de Campo
Aldeia do Xisto de Casal Novo
Casinha do Conde
Casa dos Amigos
Casa das Bugalhas
Aldeia do Xisto de Candal
Loja Aldeias do Xisto do Candal
Casa Princesa Peralta
Aldeia do Xisto do Talasnal
Praia Fluvial da Senhora da Piedade
Casa da Eira do Talasnal
Casa da Urze
Casa Lausus
Santo António da Neve
Aldeia do Xisto da Cerdeira
Cerdeira - Home for Creativity
Cerdeira - Home for Creativity - HOSTEL

Informação de segurança

O piso nos primeiros 14 quilómetros, na N236 é de boa qualidade, permitindo subir e descer com tranquilidade. Após a viragem para o Trevim, o piso é mais rude, existindo alguns pontos em que está mais degradado, obrigando a uma atenção redobrada na descida, por forma a escolher a melhor trajetória.

Dicas e sugestões

A Serra da Lousã conjuga de forma única a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, com a natureza e as possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona. É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros. É atravessada por inúmeros trilhos pedestres/BTT e por caminhos que nos levam ao Santo António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã ou à Senhora da Piedade, bem como a diversas praias fluviais.

É precisamente na Serra da Lousã que se localizam 12 das 27 Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. Se puder, visite todas e sinta o viver das comunidades que encontra pelo caminho.

Início

Castanheira de Pêra, Portugal 40.011061, -8.204273 (466 m)
Coordenadas:
GD
40.011127, -8.204187
GMS
40°00'40.1"N 8°12'15.1"W
UTM
29T 567919 4429295
w3w 
///piscou.lendo.evoluiu
Mostrar no mapa

Destino

Trevim

Itinerário

A subida a partir de Castanheira de Pêra tem início numa rotunda 700 metros a norte da entrada na Praia das Rocas, local onde também há uma pequena ponte sobre a Ribeira de Pêra. Segue-se pela N236, que nestes primeiros quilómetros percorre os arredores de Castanheira de Pêra, num misto de casas de habitação e campos de cultivo. O piso é bom e a inclinação é suave em toda a N326, variando a inclinação média de cada quilómetro entre os 2,4% e os 4,6%. Passados 4 quilómetros entramos numa zona de floresta, já sem habitações, mas com bastantes clareiras onde se pode apreciar a Serra da Lousã em todo o seu esplendor. Um pouco mais à frente há um entroncamento com a EM508 (seguimos pela esquerda), local onde se situa uma grande casa dos cantoneiros, agora abandonada. Para acompanhar os caprichos da Serra da Lousã, aqui a estrada passa a circular para Sul durante cerca de 3 km, invertendo novamente o sentido num cotovelo onde há um miradouro espetacular sobre Castanheira de Pêra. Com a altitude a subir, a paisagem começa pouco a pouco a alterar-se. A vegetação é menos exuberante, há mais clareiras e aparecem os primeiros parques eólicos, que nos vão acompanhar até ao Trevim. Quanto faltarem pouco menos de 6 quilómetros para o final da subida e já a quase 1000 metros de altitude, a subida segue à direita, numa estrada florestal aberta pelo meio de pinheiros que parecem querer ultrapassar em altura as torres eólicas. A partir deste ponto o troço até ao Trevim é partilhado com a Subida Épica Lousã-Trevim. A partir daqui o alcatrão degrada-se, pelo que em alguns locais é necessário estar mais atento para se evitar um furo, especialmente a descer. É uma estrada de montanha, onde vamos acompanhando a cumeada, com pouco desnível e até uma pequena descida antes do assalto final ao cume. As maiores dificuldades da subida estão reservadas para os últimos 2 quilómetros, mais desafiantes, com inclinações médias de 6% e 7,9%, e algumas passagens a 10-11%. O piso mais desgastado pelos Invernos agrestes e uma vegetação cada vez mais escassa, que nos deixa totalmente expostos ao vento, aumentam a dificuldade, valorizando ainda mais a conquista do cume desta Subida Épica.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.011127, -8.204187
GMS
40°00'40.1"N 8°12'15.1"W
UTM
29T 567919 4429295
w3w 
///piscou.lendo.evoluiu
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Percursos semelhantes nas imediações

 Estas sugestões foram criadas automaticamente.

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Distância
19,4 km
Duração
6:30 h
Desnível acumulado positivo
710 m
Desnível acumulado negativo
40 m
Ponto mais alto
1 187 m
Ponto mais baixo
476 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 24 Pontos de interesse
  • 24 Pontos de interesse
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.