Com cerca de 6 km de extensão, a Subida Épica Fundão-Gardunha revela-se uma subida muito desafiante pelo cenário único proporcionado pela Serra da Gardunha.
Distância 5,7 km
Duração0:55 h
Desnível acumulado positivo374 m
Desnível acumulado negativo0 m
Ponto mais alto910 m
Ponto mais baixo536 m
Com cerca de 6 km de extensão, a Subida Épica Fundão-Gardunha começa por atravessar extensos pomares de cerejeiras. No mês de abril, a paisagem é única com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno. Segue-se um troço por entre frondosos castanheiros e carvalhos e, na parte final, a vegetação mais rasteira permite-nos apreciar toda a Cova da Beira, com as cidades do Fundão e da Covilhã lá no fundo e a imponente Serra da Estrela lá no alto.
Conselho do autor
Visite as Aldeias do Xisto da Barroca e Janeiro de Cima, desfrute das paisagens da Gardunha e, no Fundão, passeie pelo Parque do Convento.
Reserve a sua estadia, experiência ou refeição em Book in Xisto.
Ponto mais alto
910 m
Ponto mais baixo
536 m
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevação
Informação de segurança
Nos troços da subida em alcatrão, o piso encontra-se em excelente estado de conservação. No meio da subida, a travessia da aldeia de Alcongosta é feita em pavê, com a extensão de 1.272 metros. É um pavê regular, mas com uma inclinação à volta dos 7%, sendo o troço mais desafiante de toda a subida.
Dicas e sugestões
A Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha abrange uma área de 10.547 hectares. Na sua envolvência existe um conjunto de áreas protegidas, nomeadamente a Paisagem Protegida da Serra do Açor, o Parque Natural da Serra da Estrela, a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Monumento Natural das Portas de Ródão e o Parque Natural do Tejo Internacional.
Apesar da pequena área geográfica, a Serra da Gardunha é um património natural riquíssimo ao qual está associado um valor inestimável representativo de uma herança e identidade que importa gerir e preservar meticulosamente. Vale a pena perder algum tempo a explorar cada canto desta paisagem.
Aproveite a viagem para conhecer as Aldeias do Xisto da Barroca e de Janeiro de Cima.
A subida inicia-se no entroncamento da estrada M521 com a mítica N18. Nos primeiros 2 quilómetros da subida, até chegarmos à povoação de Alcongosta, vamos ter como companhia extensos pomares de cerejeiras. No mês de abril, a paisagem é única com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno. Nestes primeiros quilómetros de subida as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação a Alcongosta, onde se segue em frente pelo temível pavê, piso sobre o qual vamos atravessar toda a povoação durante 1.272 metros, com uma inclinação média superior a 7%. A última casa da povoação marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, inaugurada em 2005 e ainda em bom estado, ajudando a vencer a inclinação média que oscila entre os 6% e 7%. As cerejeiras aqui vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, que são uma valiosa ajuda nos dias mais quentes. Ao atingir o último quilómetro da subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo-nos apreciar toda a Cova da Beira, com as cidades do Fundão e da Covilhã lá no fundo e a imponente Serra da Estrela lá no alto. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde é possível associar o contacto com a Natureza do campismo, mas com todo o glamour de um Domos Geodésico. Nesta unidade hoteleira é também possível recuperar as forças no seu Bar/Restaurante.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade