Ciclismo de estrada

Subida Épica Fundão - Gardunha

Ciclismo de estrada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Subida Épica Fundão - Gardunha
    Subida Épica Fundão - Gardunha
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 900 800 700 600 500 400 5 4 3 2 1 km
Com cerca de 6 km de extensão, a Subida Épica Fundão-Gardunha revela-se uma subida muito desafiante pelo cenário único proporcionado pela Serra da Gardunha.
Distância 5,7 km
0:55 h
374 m
0 m
910 m
536 m
Com cerca de 6 km de extensão, a Subida Épica Fundão-Gardunha começa por atravessar extensos pomares de cerejeiras. No mês de abril, a paisagem é única com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno. Segue-se um troço por entre frondosos castanheiros e carvalhos e, na parte final, a vegetação mais rasteira permite-nos apreciar toda a Cova da Beira, com as cidades do Fundão e da Covilhã lá no fundo e a imponente Serra da Estrela lá no alto.

Conselho do autor

Visite as Aldeias do Xisto da Barroca e Janeiro de Cima, desfrute das paisagens da Gardunha e, no Fundão, passeie pelo Parque do Convento.

Reserve a sua estadia, experiência ou refeição em Book in Xisto.

Ponto mais alto
910 m
Ponto mais baixo
536 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Informação de segurança

Nos troços da subida em alcatrão, o piso encontra-se em excelente estado de conservação. No meio da subida, a travessia da aldeia de Alcongosta é feita em pavê, com a extensão de 1.272 metros. É um pavê regular, mas com uma inclinação à volta dos 7%, sendo o troço mais desafiante de toda a subida.

Dicas e sugestões

A Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha abrange uma área de 10.547 hectares. Na sua envolvência existe um conjunto de áreas protegidas, nomeadamente a Paisagem Protegida da Serra do Açor, o Parque Natural da Serra da Estrela, a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Monumento Natural das Portas de Ródão e o Parque Natural do Tejo Internacional.

Apesar da pequena área geográfica, a Serra da Gardunha é um património natural riquíssimo ao qual está associado um valor inestimável representativo de uma herança e identidade que importa gerir e preservar meticulosamente. Vale a pena perder algum tempo a explorar cada canto desta paisagem.

Aproveite a viagem para conhecer as Aldeias do Xisto da Barroca e de Janeiro de Cima.

Início

Fundão Lat.: 40° 8' 16.8"" NLong.: 7° 30' 3.888"" W" (527 m)
Coordenadas:
GD
40.131287, -7.485863
GMS
40°07'52.6"N 7°29'09.1"W
UTM
29T 629001 4443427
w3w 
Mostrar no mapa

Itinerário

A subida inicia-se no entroncamento da estrada M521 com a mítica N18. Nos primeiros 2 quilómetros da subida, até chegarmos à povoação de Alcongosta, vamos ter como companhia extensos pomares de cerejeiras. No mês de abril, a paisagem é única com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno. Nestes primeiros quilómetros de subida as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação a Alcongosta, onde se segue em frente pelo temível pavê, piso sobre o qual vamos atravessar toda a povoação durante 1.272 metros, com uma inclinação média superior a 7%. A última casa da povoação marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, inaugurada em 2005 e ainda em bom estado, ajudando a vencer a inclinação média que oscila entre os 6% e 7%. As cerejeiras aqui vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, que são uma valiosa ajuda nos dias mais quentes. Ao atingir o último quilómetro da subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo-nos apreciar toda a Cova da Beira, com as cidades do Fundão e da Covilhã lá no fundo e a imponente Serra da Estrela lá no alto. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde é possível associar o contacto com a Natureza do campismo, mas com todo o glamour de um Domos Geodésico. Nesta unidade hoteleira é também possível recuperar as forças no seu Bar/Restaurante.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.131287, -7.485863
GMS
40°07'52.6"N 7°29'09.1"W
UTM
29T 629001 4443427
w3w 
///desmanchar.requer.moleque
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Percursos semelhantes nas imediações

 Estas sugestões foram criadas automaticamente.

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Distância
5,7 km
Duração
0:55 h
Desnível acumulado positivo
374 m
Ponto mais alto
910 m
Ponto mais baixo
536 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.