Ciclismo de estrada rota recomendada

Subida Épica: Lousã - Trevim

Ciclismo de estrada · Coimbra
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Subida Épica: Lousã - Trevim
    Subida Épica: Lousã - Trevim
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 25 20 15 10 5 km Casinha do Conde Aldeia do Xisto de Candal Casa Lausus Casa das Bugalhas Casa Princesa Peralta Casa da Urze
Com início na Lousã, esta Subida Épica liga a vila ao Alto do Trevim. Com mais de 20 km, o percurso embrenha-se na Serra da Lousã e na sua luxuriante vegetação.
moderado
Distância 26,1 km
3:45 h
992 m
40 m
1 186 m
194 m
O Alto de Trevim, nos seus 1200 metros de altitude, é um local especial para todos os habitantes da região da Serra da Lousã. Nos dias de boa visibilidade, é possível observar locais tão distantes como a Serra da Estrela, o Oceano Atlântico, a Serra da Gardunha e Marvão, já no Alentejo. A Subida Épica Lousã - Trevim inicia-se junto ao Parque Carlos Reis, na Lousã, percorrendo as inúmeras curvas e contracurvas da N236, durante mais de 20 quilómetros. Em quase toda a extensão, esta subida é enquadrada por uma luxuriante vegetação, onde se escondem várias ribeiras, que correm no fundo de vales bastante fechados. Esta é uma das clássicas subidas da Região Centro.

Conselho do autor

Aproveite para conhecer as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, desfrute das paisagens e visite a Loja Aldeias do Xisto do Candal.

Reserve a sua estadia, experiência ou refeição em Book in Xisto.

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 20.10.2020
Dificuldade
moderado
Esforço
Experiência global
Paisagem
Ponto mais alto
1 186 m
Ponto mais baixo
194 m
Melhor época do ano
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Paragens para descanso

Welcome Center Aldeias do Xisto
Castelo da Lousã
Aldeia do Xisto de Casal Novo
Casinha do Conde
Casa dos Amigos
Praia Fluvial da Senhora da Piedade
Aldeia do Xisto de Chiqueiro
Casa Lausus
Casa da Urze
Casa Princesa Peralta
Aldeia do Xisto da Cerdeira
Cerdeira - Home for Creativity
Cerdeira - Home for Creativity - HOSTEL
Loja Aldeias do Xisto do Candal
Aldeia do Xisto de Candal
Casa das Bugalhas

Informação de segurança

Nos primeiros 20 quilómetros, o piso na EN236 é de boa qualidade, permitindo subir e descer com tranquilidade. Apenas em alguns locais as raízes das árvores provocam já alguns ressaltos na estrada, que exigem alguma atenção a descer. É preciso especial atenção no fim da descida, já dentro área urbana da Lousã, com algumas lombas e bandas sonoras bastante altas e que podem não ser visíveis a alta velocidade. Na subida, e após a viragem para o Trevim, o piso é mais rude, existindo alguns pontos em que está mais degradado, obrigando a uma atenção redobrada na descida, por forma a escolher a melhor trajetória. No inverno, nos dias mais frios, é necessária uma especial atenção com a formação de gelo nesta estrada, sobretudo ao início da manhã, podendo manter-se por mais horas nas curvas mais sombrias.

Dicas e sugestões

A Serra da Lousã conjuga de forma única a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, com a natureza e as possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona. É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros. É atravessada por inúmeros trilhos pedestres/BTT e por caminhos que nos levam ao St. António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã ou à Senhora da Piedade, bem como a diversas praias fluviais.

É precisamente na Serra da Lousã que se localizam 12 das 27 Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. Se puder, visite todas e sinta o viver das comunidades que encontra pelo caminho.

Início

Lousã Lat.: 40° 6' 52.92" NLong.: 8° 14' 38.4" W (188 m)
Coordenadas:
GD
40.110745, -8.243844
GMS
40°06'38.7"N 8°14'37.8"W
UTM
29T 564441 4440322
w3w 
///coração.virei.renegociar
Mostrar no mapa

Destino

Alto do Trevim

Itinerário

A Subida Épica Lousã-Trevim começa junto ao Parque Carlos Reis, na Lousã, percorrendo durante mais de 20 quilómetros as inúmeras curvas e contra curvas da N236. O piso está em bom estado e a subida é suave (entre os 2% e 5,5%). Em quase toda a extensão, esta subida é enquadrada por uma luxuriante vegetação. A estrada é acompanhada do seu lado direito por várias ribeiras, que correm no fundo de vales bastante fechados, raramente se deixando ver: o Rio Arouce, a Ribeira de São João, a Ribeira da Cerdeira e Ribeira do Candal, que vamos cruzar junto à Aldeia do Xisto com o mesmo nome. Aqui é o local ideal para repor energias, provar a água fresca de uma fonte construída em 1941 ou apreciar a vista sobre a Ribeira do Candal na esplanada da Loja Aldeias do Xisto. Com a altitude a subir, a paisagem começa pouco a pouco a alterar-se. A vegetação é menos exuberante, há mais clareiras e aparecem os primeiros parques eólicos, que nos vão acompanhar até ao Trevim. Quanto faltarem pouco menos de 6 quilómetros para o final da subida e já a quase 1000 metros de altitude, abandona-se a N236 para tomar a direção da esquerda, numa estrada florestal aberta pelo meio de pinheiros que parecem querer ultrapassar em altura as torres eólicas. A partir daqui o alcatrão degrada-se, pelo que em alguns locais é necessário estar mais atento para se evitar um furo, especialmente a descer. É uma estrada de montanha, onde vamos acompanhando a cumeada, com pouco desnível e até uma pequena descida antes do assalto final ao cume. As maiores dificuldades da subida estão reservadas para os últimos 2 quilómetros, mais desafiantes, com inclinações médias de 6% e 7,9%, e algumas passagens a 10-11%. O piso mais desgastado pelos Invernos agrestes e uma vegetação cada vez mais escassa, que nos deixa totalmente expostos ao vento aumentam a dificuldade, valorizando ainda mais a conquista do cume desta Subida Épica.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.110745, -8.243844
GMS
40°06'38.7"N 8°14'37.8"W
UTM
29T 564441 4440322
w3w 
///coração.virei.renegociar
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Equipamento

 

 

 

Percursos semelhantes nas imediações

 Estas sugestões foram criadas automaticamente.

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Dificuldade
moderado
Distância
26,1 km
Duração
3:45 h
Desnível acumulado positivo
992 m
Desnível acumulado negativo
40 m
Ponto mais alto
1 186 m
Ponto mais baixo
194 m
Panorâmico Interesse cultural/histórico Interesse geológico Interesse botânico Linear Interesse faunístico

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 19 Waypoints
  • 19 Waypoints
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.