Ciclismo de estrada rota recomendada

Subida Épica: Ponte das Três Entradas - Colcurinho

Ciclismo de estrada · Portugal
Responsável por este conteúdo:
Aldeias do Xisto Parceiro verificado  Escolha dos Exploradores 
  • Subida Épica do Colcurinho
    Subida Épica do Colcurinho
    Foto: Aldeias do Xisto, Aldeias do Xisto
m 1400 1200 1000 800 600 400 200 18 16 14 12 10 8 6 4 2 km
A Subida Épica do Colcurinho começa na Ponte das Três Entradas e termina no alto do Colcurinho. A variedade de cenários que atravessa é uma das características do percurso.
Distância 18,1 km
2:48 h
990 m
1 m
1 232 m
242 m
Com uma extensão de 18km, a Subida Épica do Colcurinho começa na carismática Ponte das Três Entradas e termina no alto do Colcurinho, onde se situa a capela da Nossa Senhora das Necessidades, um lugar de romagem para muitas pessoas da região. Todo o percurso se desenvolve com inclinações relativamente moderadas (entre os 4 e os 6%), exceto nos 2 quilómetros finais, em que chegam a ultrapassar os 10%.À chegada ao alto, a vista recompensa todo o esforço desenvolvido, com uma das melhores panorâmicas sobre a Serra da Estrela e sobre Piódão. A variedade de cenários que atravessa é outra das características desta Subida Épica. Na primeira metade, as passagens por Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem aqui e acolá permitindo deslumbrar as vistas sobre o Vale do Alvoco. Na segunda metade, as árvores desaparecem e a vista abre-se para uma espetacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor.

Conselho do autor

Demore-se em Aldeia das Dez, a “aldeia miradouro” das Aldeias do Xisto e impressione-se com o património construído e as paisagens que a envolvem.

Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.

Foto do perfil de Aldeias do Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Atualizado: 20.10.2020
Ponto mais alto
1 232 m
Ponto mais baixo
242 m

Tipos de caminhos

Mostrar perfil de elevação

Para descansar

Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez
Hotel Rural Quinta da Geia
Aqua Village Health Resort & SPA
Praia Fluvial de Pomares
Praia Fluvial de São Gião
Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas
Praia Fluvial de Avô
João Brandão
Quinta da Moenda
Casa da Eira de Cima

Informação de segurança

Em termos de piso, o asfalto é muito bom, piorando apenas no setor estreito final de 2 kms. No entanto, é perfeitamente compatível com as bicicletas de estrada tanto a subir como a descer (embora seja aconselhável descer este setor com cautela). No atravessamento da Aldeia das Dez e do Santuário de Vale de Maceira, o piso é de Pavé regular, num troço de aproximadamente 300m.

Dicas e sugestões

Ao longo deste percurso, vai deparar-se com paisagens deslumbrantes e Aldeias do Xisto cheias de histórias e tradições que não pode perder:

- A Ponte das Três Entradas, situada na aldeia com o mesmo nome, no concelho de Oliveira do Hospital, é única no país. Por um lado, e como a denominação deixa adivinhar, apresenta derivações para três sentidos distintos; por outro, assiste à união dos rios Alva e Alvôco;

- Em Aldeia das Dez, visite o interior da Igreja Matriz e aprecie os trabalhos dos antigos entalhadores, goze as vistas de qualquer um dos miradouros da aldeia e aprecie a impressionante arquitetura da inacabada Casa da Obra. Saboreie o requinte do menu do Restaurante João Brandão. Não parta sem provar as cavacas e os coscoréis;

- O Monte do Colcurinho é um dos principais pontos de interesse da região. É um local privilegiado e de rara beleza que advém do vastíssimo horizonte que se estende da Estrela ao Caramulo e do Montemuro ao Açor. É, provavelmente, um dos locais de onde melhor e com mais encanto se pode assistir ao nascer e ao pôr-do-sol. No alto do monte está a capela da Nossa Senhora das Necessidades, que faz parte integrante do Santuário de Nossa Senhora das Preces.

 

Gastronomia: Chanfana, peixes do rio, tigelada,  coscorões, cavacas, cabra assada, torresmos, aguardente de medronho, migas, pão de ló, arroz doce.

Início

Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital Lat.: 40° 18' 24.12" NLong.: 7° 52' 16.968" W (233 m)
Coordenadas:
GD
40.306920, -7.871290
GMS
40°18'24.9"N 7°52'16.6"W
UTM
29T 595914 4462434
w3w 
///massagem.rito.retangular
Mostrar no mapa

Itinerário

Com início na carismática Ponte das Três Entradas e fim no alto do Colcurinho, onde se situa a capela da Nossa Senhora das Necessidades, este percurso desenvolve-se com inclinações relativamente moderadas (entre os 4 e os 6%), exceto nos 2 quilómetros finais, quando sai à esquerda da Estrada Municipal 508 para uma estrada estreita que circunda as torres das eólicas e que leva à capela do Alto do Colcurinho. Neste troço, as inclinações sobem significativamente, ultrapassando os 10%, tornando-se particularmente desafiante, lembrando, por vezes, o conhecido Angliru. Na primeira metade, as passagens por Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem aqui e acolá permitindo deslumbrar as vistas sobre o Vale do Alvoco. Na segunda metade, as árvores desaparecem e a vista abre-se para uma espetacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor.

Nota


Toda a informação sobre áreas protegidas

Coordenadas

GD
40.306920, -7.871290
GMS
40°18'24.9"N 7°52'16.6"W
UTM
29T 595914 4462434
w3w 
///massagem.rito.retangular
Mostrar no mapa
Direções de transporte público, carro, a pé ou de bicicleta

Perguntas & Respostas

Faça a primeira pergunta

Aqui pode fazer perguntas ao autor.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Partilhe sua opinião com a comunidade.


Fotos da Comunidade


Distância
18,1 km
Duração
2:48 h
Desnível acumulado positivo
990 m
Desnível acumulado negativo
1 m
Ponto mais alto
1 232 m
Ponto mais baixo
242 m

Estatísticas

  • Conteúdo
  • Exibir imagens Ocultar imagens
Funções
2D 3D
Mapas e caminhos
  • 16 Pontos de interesse
  • 16 Pontos de interesse
Distância  km
Duração : horas
Desnível acumulado positivo  m
Desnível acumulado negativo  m
Ponto mais alto  m
Ponto mais baixo  m
Mova as setas para alterar o recorte.