Terra Mineira [GR33 - GRZ: BTT setor 3]
Conselho do autor
Os terrenos agrícolas e a paisagem mineira são os elementos marcantes deste troço.
Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.
Resultados da Auditoria RESPONSIBLE TRAILS:
(Última auditoria em Junho de 2020)
Sinalização > 3 - Falta sinalização em pelo menos um cruzamento que compromete a orientação sem mapa ou GPS
Conservação dos caminhos > 4 - Em bom estado de conservação geral mas com zonas pontuais de maior atenção
Conservação geral > 3 - Degradação pontual mas sem impactos negativos na experiência
Estruturas informativas > 4 - Bem mantidas e com interesse
Estruturas interpretativas > 2 - Degradadas e/ou sem relevância
Estruturas de apoio e segurança > 4 - Estruturas essenciais bem mantidas
Interação com comunidade > 5 - Forte ligação à comunidade onde se insere e estimulo da interação
Integração na paisagem > 5 - Perfeitamente integrado na paisagem, explorando pontos de interesse relevantes
Segurança geral > 4 - Apresenta situações pontuais de baixo risco
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
Atenção ao calor no verão e ao piso escorregadio no inverno. Os níveis de dificuldade e tempos apresentados são apenas indicativos. Foram calculados numa base de esforço físico e não contemplam paragens. Faça a sua estimativa analisando os dados técnicos do troço a percorrer.Dicas e sugestões
A agricultura é uma das principais atividades da população do Barco. Os terrenos da freguesia são férteis e produzem essencialmente milho, feijão, azeite e centeio. Quase todos os terrenos de cultivo se situam nas margens do Zêzere, delimitados com muros perpendiculares ao rio que caracterizam a paisagem. Têm uma função muito específica e bem estruturada: é com estes muros que se sustentam e fixam os solos férteis trazidos pelas cheias do rio.
O complexo do Cabeço do Pião destaca-se da paisagem envolvente pelas suas enormes escombreiras, resultado da atividade das Minas da Panasqueira, que conferem características únicas a esta região.
Na Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. É aqui a sede da Rede e das Lojas das Aldeias do Xisto. O casario em xisto, o rio Zêzere, o pinhal e a vista direta para as escombreiras do Cabeço do Pião dão a esta Aldeia do Xisto um charme muito próprio. Aproveite a passagem para visitar o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão e fique a saber tudo sobre as gravuras rupestres gravadas nas rochas do Zêzere há milhares de anos.
Em Dornelas, relaxe à beira da Praia Fluvial e visite o Museu Etnográfico.
Início
Destino
Itinerário
Partindo da Área de Descanso do Barco, o percurso aproxima-se do rio Zêzere para acompanhar a margem ao longo dos campos agrícolas que o bordejam. Começando por estradas com alguma acessibilidade, irá depois enveredar por veredas ancestrais mantendo-se a curta distância do rio. Saindo destas veredas passa pelo Ourondo para continuar ao longo do rio, ora por caminhos de terra, ora pela EM512 que o leva até à ponte do Cabeço do Pião.
Deixando o Cabeço do Pião na companhia do PR1 FND - Caminho do Xisto da Barroca - Rota das Gravuras Rupestres, o percurso segue a meia encosta na margem esquerda do rio Zêzere. A montante veem-se as escombreiras das Minas da Panasqueira (Cabeço do Pião). Aqui, o rio inicia o seu troço mais sinuoso e entrançado. Passando as escombreiras mais a sul, rapidamente se aproxima da Aldeia do Xisto da Barroca sempre em conjunto no referido percurso local.
Cerca de 300 metros adiante, a GRZ abandona a companhia da PR1 FUN e inicia a descida em direção ao rio. Após passar pela Estação Intermodal voltará a receber a companhia da pequena rota na travessia da ponte pedonal sobre o Zêzere. O percurso segue em frente, passando por um Leitor de Paisagem próximo de uma pequena barragem. Após cruzar uma zona de lameiros e hortas segue pela estrada em direção a Dornelas do Zêzere.
Nota
Coordenadas
Ofertas relacionadas
O mundo mudou abruptamente e de uma forma que ninguém poderia prever. As boas notícias são que Portugal tem imensas oportunidades para umas férias ...
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade