Via Ferrata de Santa Luzia
Localiza-se na Barragem de Santa Luzia. A aproximação é efetuada através do estacionamento em direção à parede Sudoeste.
1ª secção: inicia-se numa zona de placa vertical, seguindo depois por uma rampa até um pequeno diedro.
2ª secção: começa numa zona de placa vertical, realizando depois uma ligeira travessia à direita e seguindo por uma zona ligeiramente extra-prumada até chegar a um patamar grande.
3ª secção: segue novamente por um ligeiro extra-prumo até atingir um patamar. Aqui atravessa para a direita por alguns metros, subindo de seguida por outra zona de ligeiro extra-prumo. Chegando a um pequeno patamar, a via atravessa para a direita até um canal.
4ª secção: inicia-se numa zona vertical e segue depois durante alguns metros por uma rampa ligeiramente inclinada até ao topo da falésia.
5ª secção: segue pela esquerda contornando o maciço rochoso até ao fim da linha de vida que vai sair num trilho que conduz à estrada nacional, perto do miradouro do alto da barragem.
Conselho do autor
No topo da escarpa desfrute da magnífica vista sobre a albufeira da Barragem de Santa Luzia.
Reserve a sua estadia, experiência e refeição em Book in Xisto.
Tipos de caminhos
Mostrar perfil de elevaçãoInformação de segurança
- É obrigatório utilizar equipamento específico para esta atividade, compreender perfeitamente a sua utilização e conhecer as técnicas de subida
- É essencial utilizar cintas de absorção e/ou corda
- A prática desta atividade é da sua responsabilidade e recomenda-se a todos, principalmente aos iniciados, a supervisão de um profissional- As crianças devem ser acompanhadas por um adulto
- Respeite o sentido do itinerário
- Não faça a ascensão em condições atmosféricas desfavoráveis ou durante a noite
- Não faça a ascensão durante uma descarga da barragem (estas são precedidas por um alarme sonoro)
- Respeite o local e o ambiente
- É recomendável levar água, comida, chapéu, sapatilhas de desporto, óculos de sol, luvas
- No verão, aconselha-se esta atividade no período da manhã
- É proibido a colocação de “cash” (Geocaching) no itinerário da Via Ferrata
- Se verificar alguma anomalia contacte a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra pelo número (+351) 235 590 323
Dicas e sugestões
Mergulhe nas águas límpidas da albufeira da Barragem de Santa Luzia. Para um passeio inesquecível, apanhe boleia de canoa e contemple a crista quartzítica que faz deste um lugar único e sublime, onde o verde nos irrompe pelo olhar. Usufrua das magníficas infraestruturas, desde a ciclovia, circuito de manutenção, bar de apoio, piscina fluvial, campo de minigolfe, centro de BTT e Skate Park. Santa Luzia possui uma flora diversificada associada ao habitat rochoso. As fragas rochosas e as áreas de matos baixos fornecem ainda áreas de abrigo, nidificação e alimentação para aves como andorinha-das-rochas, andorinha-daurica, melro-azul, melro-das-rochas, sombria, papa-amoras, bufo-pequeno.
Gastronomia: Maranho, cabrito, chafana, bacalhau da couvada, tigelada, bolo de azeite, bolo de mel, arroz doce.
Início
Nota
Coordenadas
Equipamento
Material Necessário: Arnês, capacete, cinta de absorção, 10 expresses, 3 mosquetões com seguro, reverso, corda, sapatilhas de desporto, luvas.
Corda, aconselhada para crianças até 40 kg e adultos com mais de 100 kg.
Obrigatório o uso de cintas de absorção.
Material aconselhado para segurança individual: 1 arnês; Cinta com absorção de impacto “longes” equipada com 2 mosquetões de grande abertura e fecho automático; 1 mosquetão de grande abertura para autosseguro; 1 capacete.
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade